07 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Itamaraty boicotou deputado e diplomatas do Irã

O Ministério das Relações Exteriores cometeu um ato considerado, entre gabinetes, boicote e desrespeito contra a Câmara dos Deputados e a diplomacia do Irã. Um departamento do Itamaraty segurou por um mês um convite da Embaixada do Irã direcionado à Câmara. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), só recebeu o e-mail dois dias antes do evento marcado para Teerá – um debate entre nações amigas sobre o futuro das relações do Irã com EUA e Europa. O caso, revelado agora pela Coluna, ocorreu no fim de maio deste ano, mas os diplomatas do Irã ainda se sentem ofendidos com a ausência do Brasil.

 Longe daqui

Sabe-se que a presidente Dilma quer distância do Irã, apesar do novo governo considerado pelos EUA moderado. Ela nunca gostou do ex-presidente Ahmadinejad.

Mico

A Embaixada do Irã só soube do incidente quando o deputado ligou para perguntar o porquê do convite em cima da hora. E descobriu-se a manobra.

A praxe

Para casos assim, a Câmara deve receber comunicado até 15 dias antes, suficiente para que a Comissão aprove os nomes e representação; e a Casa, os custos das viagens.

Silêncio

Questionado sobre o incidente com o Irã, o Itamaraty desconversa e informa que está tudo bem. O deputado não quis se pronunciar sobre o assunto.

Assembleianos..

A Convenção Nacional das Assembleias de Deus, braço poderoso dos evangélicos no Brasil, espalhou para fiéis abonados, pastores e para os próprios parlamentares uma lista com 25 deputados eleitos e reeleitos em 2014, classificada como “Bancada Assembleiana”. É um grupo eclético.

..Suprapartidários

Tem nomes como o ex-delegado da PF Fernando Francischini (PSDB-PR), João Campos (PSDB-GO) – autor do polêmico projeto de lei da Cura Gay. Aliás, a bancada é suprapartidária: tem PSC, PHS, PMN, tucanos, PMDB etc.

Miami & Portugal

Portugal tem se tornado uma opção para investidores de imóveis fora do País além da Flórida, nos EUA. A demanda é tamanha que aportou no Rio de Janeiro este mês a consultoria Safe Athena, para orientar brasileiros que querem investir na Terra Mãe.

Cenário

Em tempo, quem quebrou foi o governo português, os empresários estão bem. Grupos lusos procuram até estaleiros para comprar no Brasil.

Memória

Aliás, há 3 anos, um médico de Brasília que perdera dinheiro com dois sobrados no centro histórico de São Luís (MA), desvalorizados, os vendeu e comprou uma casa em Estoril, na ‘bacia das almas’ durante a crise na Europa. Vai abrir lá um hostel.

A Igreja e o Poder

É tamanha a afinidade da CNBB com o PT que a reforma política defendida pela Igreja segue os mesmos pontos do partido: entre eles, ‘adoção do financiamento democrático nas campanhas, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta’.

O Periquito.. 

Levy Fidelix, fundador e presidente do PRTB, tem um inimigo dentro dos quadros. Jorge Periquito, presidente do diretório de Minas, há um  ano processa Levy pela forma como conduziu a convenção nacional da legenda que o reconduziu ao comando.

..de Levy

Para Levy, tudo feito às claras, mas Periquito aponta manobras documentais para que Levy permaneça no Poder. Em novembro, Levy entrou com mandado de segurança para ficar na direção, mas a Justiça concedeu recurso especial a Periquito

Bem blindado

Em tempo, o advogado de Periquito é o presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Coelho. A ação corre no Distrito Federal.

Ponto Final

E va La nave rumo a 2015

Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro