14 de outubro de 2024
Alego • atualizado em 05/10/2022 às 21:21

Issy Quinan e Renato de Castro entram na lista de cotados para presidir Assembleia Legislativa

Bruno Peixoto, Virmondes Cruvinel, Lincoln Tejota e Lucas Calil também são mencionados como possíveis sucessores de Lissauer Vieira
Nova sede da Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)
Nova sede da Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais eleitos Issy Quinan (MDB) e Renato de Castro (União Brasil) entraram na lista de cotados para suceder Lissauer Vieira (PSD) como presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), conforme apurou o Diário de Goiás.

Ex-prefeito de Vianópolis, Issy Quinan teria a preferência de Daniel Vilela, vice-governador eleito e presidente estadual do MDB, partido que elegeu a maior bancada de deputados estaduais. Joga contra o seu nome o fato de ser novato na Alego.

Já Renato de Castro volta a Assembleia Legislativa depois de ser prefeito de Goianésia e presidir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Ele tem boa aceitação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mas há nomes do União Brasil à sua frente.

LEIA TAMBÉM: Pelo menos três deputados estaduais cogitam ser presidente da Assembleia Legislativa

Como o Diário de Goiás já mostrou, Bruno Peixoto, Virmondes Cruvinel e Lincoln Tejota, todos eles filiados ao União Brasil, também são cotados. Desses, o que ganha cada vez mais força é o segundo, principalmente por ter o apoio de Lissauer Vieira e Anna Vitória Caiado, uma das filhas do governador.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, Bruno Pexito foi o campeão de votos e, por isso, chega com moral. Seu objetivo para daqui quatro anos, ainda mais após a votação expressiva que conquistou, é ser eleito deputado federal. Comandar o Legislativo pode ajudar.

Lincoln Tejota, por sua vez, avalia que, se for eleito presidente da Alego, cairá para cima, ou seja, sairá de vice-governador, sem muito espaço no governo, para chefe de um Poder. Caso haja articulação de seu pai, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) Sebastião Tejota, ele se fortalece.

No MDB, Lucas Calil, apesar de jovem, é considerado como o deputado estadual do partido mais experiente na Assembleia Legislativa. Ele está indo para o seu terceiro mandato e, além disso, obteve uma umas maiores votações nas eleições de 2022.


Leia mais sobre: / / Política