05 de dezembro de 2025
IFAT Brasil

“Isso não deveria mais acontecer”: diz CEO da IFAT Brasil sobre desastre em Padre Bernardo

Durante abertura da maior feira ambiental da América Latina, tragédia provocada por lixão irregular em município goiano expõe falhas na gestão de resíduos e ameaça a segurança hídrica
Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil. Foto: Divulgação.
Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil. Foto: Divulgação.

“Esse tipo de situação não deveria mais acontecer.” A declaração do CEO da IFAT Brasil, Rolf Pickert ao Diário de Goiás, sobre o colapso do lixão em Padre Bernardo (GO) resume o sentimento de indignação que marcou a abertura da maior feira internacional de tecnologias ambientais da América Latina, realizada na última quarta-feira (25), em São Paulo.

Enquanto o pavilhão exibia soluções de ponta em tratamento de água, gestão de resíduos e economia circular, o desastre no município goiano, com resíduos escorrendo para um córrego que abastece o entorno do DF evidenciava o quanto o Brasil ainda convive com práticas ambientais ultrapassadas, disfarçadas sob o nome de aterros sanitários.

O lixão, que operava sem licenciamento adequado, desmoronou e contaminou o Córrego Santa Bárbara, levando a prefeitura a decretar situação de emergência. O episódio acendeu o alerta sobre os riscos à Área de Proteção Ambiental do Descoberto, região estratégica para o abastecimento hídrico de Brasília.

Pickert reforçou que a tecnologia para evitar esse tipo de desastre já existe, mas não chega onde é mais necessária. “Tecnologia não é o problema. O desafio é estrutural: políticas públicas, financiamento e regionalização. A IFAT está aqui para ajudar a construir essas pontes”, disse.

“Esse é um espaço para diálogo entre setor público e privado. Não adianta só falar em sustentabilidade em eventos. O Brasil precisa transformar essas discussões em políticas concretas que cheguem até o município pequeno, que está sozinho, sem estrutura técnica e muitas vezes sem apoio real”, completou.

Abismo estrutural

O secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do governo federal, Eduardo Tavares, também falou sobre o caso. Para ele, o que aconteceu em Padre Bernardo revela uma desigualdade profunda entre grandes centros urbanos e municípios pequenos, que muitas vezes não têm sequer estrutura para operar serviços básicos.

“Temos que trabalhar com regionalização, consórcios e apoio técnico. Não adianta exigir que uma cidade de 10 mil habitantes mantenha, sozinha, uma estação de tratamento. O governo está estruturando fundos para apoiar esses gestores, mas é preciso decisão política local”, explicou ao Diário de Goiás.

Já a diretora da Ambipar, Giulianna Coutinho, defendeu a necessidade de respostas rápidas quando esse tipo de desastre acontece. “Fechar o lixão é só o começo. É preciso investigar o solo, a água e recuperar a área contaminada. Isso exige planejamento e atuação técnica especializada”, disse.

“A lógica precisa mudar. A gente não pode mais viver de enterrar lixo. É preciso transformar. Nossa operação é baseada em circularidade: transformar resíduo em novo produto, reaproveitar o que for possível e reduzir ao mínimo o que vai para o aterro. Temos indústrias de transformação, não só aterros. Essa é a única rota viável: sair do modelo linear e migrar para o circular”, disse a diretora.

Sobre a IFAT Brasil

A IFAT Brasil (Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos) tem como objetivo principal impulsionar o mercado emergente de tecnologias ambientais no Brasil e em toda a região da América Latina. O evento é organizado e promovido pela Messe Muenchen do Brasil, e tem o objetivo de conectar os diversos stakeholders do mercado.

Durante os três dias da IFAT Brasil 2025, o público poderá acompanhar o Congresso Internacional, que reúne especialistas, empresas e autoridades do Brasil e do mundo para discutir as principais tendências, desafios e inovações em gestão hídrica, gestão de resíduos e economia circular.

As sessões são gratuitas, com vagas limitadas, e contam com tradução simultânea de português para espanhol e inglês. Para se inscrever, os interessados devem primeiro realizar o credenciamento, também gratuito, neste link.

A entrada nas salas será por ordem de chegada e está sujeita à capacidade dos espaços, por isso recomenda-se que os participantes cheguem com antecedência. A programação completa pode ser acessada neste link. Os certificados de participação estarão disponíveis no site após o evento, exclusivamente para quem estiver presente nas sessões do congresso.

Serviço

IFAT Brasil 2025

Data: até 27 de junho de 2025

Local: São Paulo Expo – São Paulo – Brasil

Horário: 13h às 20h

Credenciamento gratuito: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

Inscrições gratuitas para o Congresso: basta clicar aqui e inserir o email/CPF e senha de cadastro.

Mais informações: https://ifatbrasil.com.br/


Leia mais sobre: / / / Brasil / Cidades / Notícias do Estado