19 de agosto de 2024
Cidades

Iris sinaliza renovação do contrato entre prefeitura e Saneago

Iris Rezende em apresentação no Paço Municipal (Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás)
Iris Rezende em apresentação no Paço Municipal (Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás)

{nomultithumb}

 

Foi iniciada nesta segunda-feira (20), uma consulta pública para a construção do plano municipal de saneamento. A apresentação ocorreu no Paço Municipal. Na ocasião, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) durante discurso se disse favorável a renovação do contrato entre a prefeitura e a Saneago.

O prefeito declarou que hoje a Grande Goiânia tem quase 3 milhões de habitantes e que a questão do abastecimento não atinge somente a capital, mas as cidades vizinhas. Iris disse que é uma questão que deve se preocupar e que precisa ser aprofundada.

Enquanto candidato, ainda no ano de 2016, o prefeito havia feito duras críticas a legislação aprovada na Câmara que autoriza o município a renovar o contrato com a Saneago. Na ocasião, inclusive foi cogitada a possibilidade de municipalização.

Iris lembrou de uma reunião que teve com o então governador Marconi Perillo (PSDB) há cerca de dois anos para tratar do assunto. Iris disse que não é “homem para ficar criando caso”, mas para solucionar problemas. Iris se mostrou favorável a renovar o contrato com a Saneago e não passar para outra empresa.

“Quando foi agora há dois anos quando recebi o governador eu disse que eu não sou homem de ficar criando caso. Eu sou homem de soluções. Jamais eu criarei problemas, não quero tirar a Saneago, quero que venha pra cá. Mas eu quero chamar atenção. O problema da água em Goiânia é sério. Não podemos arriscar de colocar este processo nas mãos de quem amanhã só está pensando em lucro e não está sensibilizado pela situação da sociedade”, afirmou.

O instrumento será responsável por indicar as responsabilidades da concessionária de água e esgoto e ainda as prioridades a serem seguidas. Novo contrato ainda não foi assinado. O atual está vigente até 2023.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), contempla quatro eixos: abastecimento de água, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O instrumento envolve áreas que hoje são de competência da Saneago e também da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

A consulta pode ser feita no site da prefeitura: goiania.go.gov.br.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários