O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), afirmou nesta segunda-feira (23) que a rede de saúde de Goiânia está sobrecarregada e é necessária a criação de 16 Centrais de Regulação em Goiás, para descentralizar e acelerar o fornecimento de vagas de itnernação.
“Apesar de termos uma população de 1,4 milhão de pessoas, estão cadastradas 4,2 milhões em nosso sistema. Ao longo dos anos, a capital foi ficando praticamente sozinha no atendimento de Saúde de todo o estado de Goiás. Essas demandas, entretanto, não estariam sobrecarregando Goiânia se as 16 Centrais de Regulação tivessem sido instaladas”, alegou o prefeito.
As 16 centrais seriam necessárias, segundo o prefeito, para acelerar o fluxo de encaminhamentos de vagas e diminuir a espera por leitos de internação no estado. Atualmente, além da capital, apenas Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde contam com sistemas regulatórios.
O governo de Goiás assinou na manhã desta segunda-feira (23) ato que transferiu a responsabilidade pela regulação de vagas nos hospitais estaduais, hoje de competência das prefeituras, para o governo do estado.
{nomultithumb}
Leia mais sobre: Cidades