07 de agosto de 2024
Goiânia

Iris propõe escalonamento para diminuir fluxo no trânsito de Goiânia

Foto: Jackson Rodrigues
Foto: Jackson Rodrigues

Nesta  terça-feira (25/6), o prefeito de Goiânia Iris Rezende apresentou uma proposta para escalonar horários de funcionamento do comércio, instituições educacionais e repartições públicas com objetivo de diminuir o rush no trânsito nas primeiras horas da manhã e finais de tarde. O tema foi debatido durante reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). O diálogo entre órgãos do município e iniciativa privada reuniu secretários e empresários goianos.

“Todos saem ao mesmo tempo para escolas e empresas, as crianças, os jovens universitários, os comerciários. Nós temos que encontrar uma maneira para dividir, uns começando mais cedo, outros indo mais tarde para que não cheguem no mesmo horário”, explica.

O presidente da Acieg, Euclides Barbo Siqueira, avaliou a proposta de maneira positiva. “É fundamental para essa nova época. Vivemos momentos de extremo caos no trânsito e quando você tem escola, comércio e todas as atividades começando no mesmo momento, a cidade não suporta mais esse tipo de situação.  Goiânia, saindo à frente neste escalonamento, acho que daremos um passo muito grande para sustentabilidade e mobilidade na capital”, aponta.

Por sua vez, Iris disse que no momento em que o setor comercial adere a um projeto como esse, “nós já vamos começar a experimentar a solução de um problema que é o rush em horários específicos. Até os ônibus que transportam milhares de pessoas ficam paralisados devido ao congestionamento de vias por veículos particulares”, disse.

Durante formulação do plano diretor, Iris lembra que não queríamos chaminés na cidade de Goiânia, e acreditamos no comércio, que hoje é um dos melhores do Brasil. Grande parte do Centro-Oeste brasileiro vem fazer suas compras aqui”. Observa que “é o mundo empresarial, comercial que gera milhares de empregos para chefes de famílias em todas as regiões”. E lembra que, nos anos 1950 e 1960, a população só fazia compras em duas avenidas da capital, a Anhanguera e a 24 de Outubro. “Hoje, todos os bairros têm um comércio pujante”, destaca o prefeito.


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