O candidato a prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) prometeu cancelar a renovação da concessão da Saneago. A declaração foi dada nesta segunda-feira (19), durante sabatina na sede da Associação Comercial e Serviços de Goiás (Acieg). Ele disse que não aceitará a decisão tomada pelos vereadores, que aprovaram lei que autoriza a empresa de saneamento operar por mais 30 anos.
““Foi a calada da noite. Que me perdoem os detentores do poder. A prefeitura iria receber daqui a quatro, cinco anos o serviço de água e esgoto. De repente, a prefeitura dá mais 30 anos de concessão. A cidade não pode aceitar isso. Ela tem que se posicionar, fazendo negociatas as custas do povo. Eu sendo prefeito não vou aceitar esta lei que a câmara aprovou nas caladas da noite”, argumentou Iris Rezende.
Ao Diário de Goiás, Iris respondeu que pretende aprofundar a questão. Ele argumentou que até o momento que o tema não foi debatido com a sociedade.
“Vou me aprofundar. Tudo isto está muito superficial, foi aprovada a renovação de uma concessão, sem consultar a sociedade, sem o povo tomar conhecimento. Goiânia tem que exigir respeito. O serviço de água e esgoto, segundo a constituição, é do município. Goiânia deu mais de 30 anos de concessão. Acho que foi plausível na época, porque era o Estado que construía tudo em Goiânia. Mas, agora a prefeitura de Goiânia abrir mão por mais 30 anos para que o Estado terceirize a Saneago. Não. Eu como prefeito vou exigir respeito a Goiânia”, afirmou.
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), na semana passada em entrevista ao Diário de Goiás e Vinha FM, com o jornalista Altair Tavares, afirmou que é uma irresponsabilidade romper com o contrato junto a Saneago, devido ao chamado subsídio cruzado, Goiânia paga por investimentos serem realizados em cidades que não tem condições.
“Sou favorável a renovação da concessão da Saneago. Porque não sou irresponsável. Não sou oportunista. A renovação significa aumento dos royalties que a cidade recebe. Goiânia é o maior cliente da Saneago, se nós sairmos da Saneago, nós quebramos a Saneago, não é uma posição de estadista, é oportunista, eleitoral, fisiológica”, afirmou o prefeito Paulo Garcia.
Veja o vídeo com o trecho da declaração do prefeito Paulo Garcia sobre o assunto
{youtube}h_Y5NtO05fc{/youtube}
Leia mais sobre: Política