25 de dezembro de 2024
Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 01:08

Iris promete reforço na estrutura da Guarda Civil Metropolitana

Prefeito Iris durante solenidade na sede da Guarda (Foto: Paulo José- Prefeitura de Goiânia)
Prefeito Iris durante solenidade na sede da Guarda (Foto: Paulo José- Prefeitura de Goiânia)

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia completou nesta quarta-feira (26), 29 anos de existência. Em celebração ao aniversário da instituição, foi realizada uma solenidade. Na ocasião, o prefeito da capital, Iris Rezende (PMDB) promoveu a entrega de 150 armas para a categoria. O prefeito prometeu reforçar a estrutura da Guarda.

“A Guarda Civil Metropolitana a cada dia vai se assumindo um papel mais importante no contexto social, sobretudo na área da Segurança dos espaços públicos municipais: as escolas, as praças, as unidades de Saúde do Município. A Guarda se agigantou muito com o aumento do seu efetivo e a lei permitiu que as Guardas passassem a usar armas. Estou disposto a investir muito na Guarda como fiz na última administração.

Atualmente, a corporação conta com 1410 servidores, atendendo mais de 600 postos de serviços, entre eles unidades educacionais, postos de saúde, parques e unidades de atendimento ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A Agência da Guarda Civil Metropolitana foi fundada em 26 de abril de 1988, através da Lei nº 6.570. Entretanto, o serviço de guarda no município existe desde o ano de 1970.

Escolas

No último mês ocorreu uma série de furtos e roubos em escolas municipais. O comandante da corporação, inspetor José Eulálio, destacou que desde que foi implantado o programa Escola Mais Segura, ou seja, há 20 dias, não mais foram registradas ocorrências deste tipo nas estruturas municipais de ensino.

“Diante do fato de estarem ocorrendo várias depredações e roubos, nós montamos o programa Escola Mais Segura e graças a Deus já fazem 20 dias que não temos nenhum fato a partir da ação que montamos. Nós tínhamos poucas viaturas nas regionais, algumas apenas com uma viatura. Nós deslocamos de outros programas, aumentando a quantidade de viaturas, colocando três viaturas em cada regional.

Leia mais

Iris destaca que falta de líder na Câmara não gerou prejuízos


Leia mais sobre: Goiânia