O prefeito Iris Rezende entregou, na manhã desta segunda-feira (22), a escola municipal de tempo integral Sebastião Arantes, localizada no setor Jardim da Luz, região Sul de Goiânia.
A unidade oferece atendimento de 9 horas diárias, com três refeições. Disponibiliza sala de leitura e amplo espaço externo para atividades recreativas e lúdicas. “Ensino de qualidade é a preocupação número um da atual gestão”, disse.
A escola abriga 260 alunos matriculados em nove turmas, sendo oito nos ciclos I e II, e uma para educação infantil. Atualmente, a rede dispõe de 22 unidades que prestam esse atendimento. A ampliação atende a antiga demanda de comunidades locais. “Já nomeamos mais de mil professores nestes dois anos e vamos aumentar, sempre que necessário, o número de matrículas nas escolas municipais”, informa Iris.
“A prefeitura tem que estar atenta para não faltar espaços no ensino de sua responsabilidade, o infantil e o fundamental, e temos feito isso”, diz o prefeito. “As crianças de 07 a 14 anos, cujos pais não podem pagar escolas particulares, têm nas unidades municipais ensino tão qualificado quanto o dos filhos de famílias de maior potencialidade financeira”, observa.
“A educação é o fundamento principal na vida de uma pessoa”, destaca Iris. “A criança, quando recebe um ensino à altura, quando tem por parte de professores e pais uma atenção especial no processo de aprendizagem, vai ser uma criatura realizada, diferente, compreendendo tudo com mais facilidade”, pontua.
O secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, enfatiza o empenho do prefeito no sentido de qualificar o ensino. “Esta escola é resultado do estudo de rede e permitiu a ampliação do tempo escolar”, explica.
“Transformá-la em tempo integral é o que nós, defensores da educação, temos sonhado há muito tempo”, afirma o secretário. “Aqui, as crianças terão mais tempo para ficar na escola e atividades diversificadas, unindo núcleo comum com o diversificado, no qual o aluno também aprende, de forma lúdica, as ferramentas necessárias para o exercício pleno da cidadania”, ensina.
O vereador Tiãozinho Porto, líder do governo na Câmara Municipal, avalia que Iris está no caminho certo. Ele saudou o vereador da região, Carlin Café, que lutou para transformar a escola em tempo integral. “Há dois anos, o senhor pegou a prefeitura com terra arrasada, devendo quase R$ 1 bilhão, e hoje mostra sua habilidade. Goiânia será a melhor cidade do Brasil para se viver”, disse Carlin ao se dirigir ao prefeito.
“Ex-governadores presos, presidente enrolado e o senhor com 60 anos de vida pública sem nunca ter recebido um processo na justiça”, afirma Carlin Café. O vereador Anselmo Pereira exalta os investimentos na educação. “É um sonho da comunidade que as escolas virem integral, o mesmo sonho do prefeito Iris”, disse.
Leia mais sobre: escola / tempo integral / Goiânia