O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), se mostrou favorável ao aumento da passagem do transporte coletivo. O gestor destacou que a condição é necessária para que se cobre das empresas de ônibus, melhorias no sistema de transporte, tão cobradas pela população.
Iris argumentou que promover a melhoria da qualidade do transporte coletivo de Goiânia, foi uma promessa dele de campanha. O prefeito destacou que a administração municipal não tem autoridade para cobrar melhorias, se o poder público não fazer a parte dele no contrato, que seria de permitir a atualização tarifária.
“Eu determinei que se estude e vê o que estabelece o contrato. A CMTC com a Câmara Deliberativa estão debruçados sobre isso. Nós não podemos exigir desses empresários que cumpram o seu dever e nós vamos exigir, foi uma proposta minha ainda de candidato consertar o transporte coletivo da Grande Goiânia, nós não temos autoridade para exigir hoje se nós não cumprirmos com nossa parte que é o reajuste da passagem. Aumentar mais 20, 30 centavos nos dará direito de exigir da empresas que cumpram o contrato ou vamos tomar medidas mais radicais.
Exigências
O prefeito Iris disse que é preciso que as empresas respeitem o usuário do transporte coletivo. Ele destacou que haverá cobranças para que o contrato seja respeitado e concorda com as justificativas das empresas de que passam por dificuldades financeiras.
“Primeira coisa é colocar ônibus suficiente, colocar ônibus novos, respeitar a população, e da nossa parte cabe também melhorar o trânsito para facilitar o tráfego dos ônibus, vamos criar linhas internas, se for necessário. A gente tem que agir, o que não podemos é ficar sem tomar a atitude que nos cabe e exigir daqueles que segundo consta, estão em situação financeira muito difícil, cabe ao administrador neste momento tomar atitudes e é o que nós vamos fazer, governo estadual, Prefeitura de Goiânia e prefeituras que integram o sistema metropolitano de transporte”, explicou o prefeito.
Leia mais
“Quando deixei a prefeitura, anarquizou tudo”, afirma Iris sobre transporte coletivo
Leia mais sobre: Cidades