22 de novembro de 2024
Destaque

Iris decreta situação de calamidade pública em Goiânia

Iris deve anunciar substitutos dos auxiliares nos próximos dias. Foto: Samuel Straioto.
Iris deve anunciar substitutos dos auxiliares nos próximos dias. Foto: Samuel Straioto.

O prefeito Iris Rezende decretou nesta segunda-feira (23), situação de calamidade pública em Goiânia em virtude da pandemia do coronavírus. O documento começará a ser analisado pela Câmara Municipal nesta terça (24). Sessão extraordinária foi convocada para que o Legislativo autorize o reconhecimento da medida decretada pelo prefeito. O texto prevê uma série de medidas a serem feitas pelo Município.

Caso a Câmara autorize a situação de calamidade, o decreto tem validade até 31 de dezembro deste ano. Segundo a administração municipal, o decreto permitirá maior flexibilidade nas finanças públicas, possibilitando a contratação de servidores temporários para Saúde, bem como remanejamento de recursos para área.

 “Desde a primeira notificação em Goiânia, temos trabalhado intensamente na prevenção ao novo coronavírus. Nossa dedicação é integral ao acompanhamento da situação e na definição de novas medidas diariamente. Hoje, decretamos situação de calamidade para garantir que todos os esforços possam ser direcionados à saúde da nossa população”, destaca o prefeito Iris Rezende, por meio da assessoria de imprensa.

De acordo com a prefeitura, a medida ainda prevê a transferência, caso necessário, de servidores lotados nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal para a Secretaria de Saúde para prestar apoio suplementar nas ações de combate ao coronavírus.

Concurso

O decreto também confirma o adiamento d o concurso público municipal com 1.531 vagas para as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana. As provas seriam realizadas no próximo mês.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque