Os contribuintes que quiserem aproveitar os 10% de desconto que a Prefeitura de Goiânia concede para o pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) 2018 deverão se atentar à data limite. O pagamento à vista deve ser feito até a próxima terça-feira (20).
Os goianienses também poderão optar pelo parcelamento, em até 11 meses, desed que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 24,52. Os contribuintes que não receberam o boleto para pagamento poderão fazer a emissão da guia em qualquer unidade do Vapt Vupt, na loja Atende Fácil, localizada no Paço Municipal, ou pela internet.
O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Caso haja atraso no pagamento, o contribuinte estará sujeito à aplicação de multa e juros sobre o valor do imposto, conforme explicação da Prefeitura de Goiânia.
O valor também poderá ser acrescido de cobranças administrativas e judiciais pertinentes, como o protesto em cartório e execução fiscal através de ação judicial.
“Planta Cheia”
Simultaneamente ao prazo de pagamento do IPTU 2018, a Câmara dos Vereadores corre para aprovar, e espera que seja sancionado, o projeto de lei que altera a cobrança contínua do imposto no formato de planta cheia.
A lei, aprovada e sancionada em 2015, prevê deflatores de 5% a 15% anualmente até que o aumento do imposto seja aplicado de forma integral ao imóvel. Desta forma, os contribuintes teriam reajustes automáticos – já deferido pela Justiça – e gradativos. No entanto, os contribuintes que fizeram os chamados ‘puxadinho’ ou qualquer tipo de alteração no imóvel e não informara à Prefeitura, como transferência, registro de imóveis novos ou mudança de ITU para IPTU, passam a ter a cobrança integral de uma só vez.
{nomultithumb}
Leia mais:
- Projeto que impede cobrança de ‘planta cheia’ será votado na CCJ nesta quinta, 15
- Com 10% de desconto, IPTU 2018 deve ser pago até 20 de fevereiro
- Justiça mantém cobrança automática do IPTU em Goiânia
Leia mais sobre: Cidades