11 de agosto de 2024
Goiânia

IPSM assina parceria para modernizar gestão e processos da previdência social

Os processos do Instituto de Previdência Social do Município de Goiânia (IPSM) serão modernizados e manualizados, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O trabalho conjunto tem como objetivo estabelecer mais transparência à gestão e aperfeiçoar o relacionamento com os segurados do Regime Próprio Previdenciário de Goiânia. O acordo será assinado nesta terça-feira, às 11 horas, na sede do IPSM, no setor Oeste.

O presidente do IPSM, Sílvio Fernandes, explica que esta medida vai permitir a estruturação dos procedimentos administrativos e operacionais. Assim será possível a verificação e monitoramento permanente, aperfeiçoando os processos decisórios e permitindo maior transparência à gestão do IPSM. “A modernização dos processos e melhorias na gestão são as principais orientações do prefeito Iris Rezende, que trabalha para que a administração municipal possa reduzir os desperdícios e otimizar os processos organizacionais, que vão aperfeiçoar a prestação de serviços para a população”.

Além da melhoria na gestão, este projeto também tem como intuito a certificação institucional Pró-Gestão, que é concedida pelo Ministério da Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sílvio Fernandes diz que o gerenciamento dos processos é uma medida para garantir a sustentabilidade do IPSM e também melhorar a avaliação do órgão nacionalmente. Segundo ele, este trabalho torna-se um instrumento prático para atingir resultados a curto e médios prazos sem grandes investimentos.

O projeto, que será desenvolvido no prazo de oito meses, contempla a execução de atividades nas áreas de controle interno, governança corporativa e educação previdenciária. Nestas dimensões serão executados o plano de trabalho, o mapameamento das atividades das áreas de atuação do IPSM, a manualização das atividades das áreas de atuação, ações de transparência e ouvidoria, e a implementação de um plano de comunicação para ampliar o diálogo com os segurados e a sociedade.

O presidente do IPSM acredita que a análise dos processos organizacionais permite maior celeridade, melhora o entendimento do funcionamento das organizações e a definição de responsabilidades, facilitando a prevenção e a solução dos problemas. Segundo ele, com a eliminação de atividades redundantes e a identificação clara dos usuários e fornecedores, os processos interagem entre si.

Para o superintendente do IEL, Humberto Oliveira, a implantação da gestão por processos é uma ferramenta que viabiliza suprir várias carências da gestão das organizações públicas brasileiras, pois enfatiza o atendimento às necessidades do cidadão sem ignorar o servidor público e define indicadores de qualidade, rapidez, produtividade e efetividade confiáveis para garantir a qualidade dos produtos e serviços que o município presta à população.


Leia mais sobre: Goiânia

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários