10 de agosto de 2024
Beleza Histórica

Ipê mais antigo de Goiânia poderá ser tombado como patrimônio histórico

A árvore plantada no estacionamento do Parque Mutirama já tem cerca de 70 anos
O Ipê amarelo permanece florido por apenas cinco dias. Fotos: Paulo José
O Ipê amarelo permanece florido por apenas cinco dias. Fotos: Paulo José

O Ipê amarelo localizado no estacionamento do Parque Mutirama, no Setor Central, é considerado o primeiro de Goiânia. A árvore, que fica florida nesta época do ano por apenas cinco dias, tem idade estimada em 70 anos e pode ser tombada como patrimônio histórico da capital em breve.

O processo para tombamento já foi enviado para a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A justificativa que consta em relatório da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) é a de garantir a preservação da árvore que faz parte da história da cidade. “Tombar o Ipê como patrimônio é reforçar a relevância ambiental e sociocultural de exemplares que fazem parte da história da cidade, garantindo, ainda, sua preservação”, defende o presidente da Amma, Luan Alves.

O Ipê amarelo não será a primeira arvóre tombada como patrimônio histórico. O posto de primeira é da Gameleira da Avenida Goiás com a Avenida Nerópolis, que fica na região norte da capital. A Gameleira foi tombada conforme a Lei Municipal nº 9.566, de maio de 2015, que declarou a árvore Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Goiânia. Por isso, mesmo com as obras do Bus Rapid Transit (BRT), a árvore permanece intacta no local, como destaque no canteiro central e contornada pelas duas pistas.


Leia mais sobre: Goiânia

Comentários