07 de agosto de 2024
Cidades

Investimento em manutenção das rodovias em Goiás triplicou, diz Goinfra

Recuperação asfáltica em rodovias goianas. (Foto: Goinfra)
Recuperação asfáltica em rodovias goianas. (Foto: Goinfra)

As rodovias goianas receberam mais de R$ 60 milhões de investimento em 2021, segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O número, conforme o órgão, representa um montante inédito.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, diz que a receita para intervenções em rodovias em anos anteriores variava em até R$ 20 milhões. Portanto, o orçamento deste ano é três vezes maior que o habitual.

“Foram 1,8 mil km de malha reconstruída. É um recorde da agência. Nunca se viu nada semelhante ao que foi feito. Habitualmente tinha-se na ordem de R$ 15 mi a R$ 20 mi. Este ano foi entre R$ 60 mi e R$ 70 mi”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.

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Rodovias no período chuvoso

Segundo a Goinfra, a malha viária goiana tem 21 mil km. Mais da metade não tem pavimentação. Apesar disso, Sales aponta que o trabalho de manutenção nessas rodovias é intenso. “É uma malha viária não-pavimentada bastante extensa, mas que demanda muitos cuidados. Sobretudo no interior do estado há muitas rotas de interesse da agropecuária. Temos que despender um esforço”, destaca.

Para o período chuvoso, quando os problemas em rodovias costumam aumentar, há equipes preparadas. “Nós estamos com um programa de manutenção novo dentro do Goiás em Movimento. Estamos com 20 empresas espalhadas pelo estado com toda a estrutura para que tenhamos um período chuvoso tranquilo. Fizemos investimentos maiúsculos na malha”, argumentou o presidente da Goinfra.

Entre as principais obras de manutenção estão as GOs 116, 108 e 114, no nordeste goiano. Mais de R$ 20 milhões também foram investidos na região do Entorno do Distrito Federal. Todo o estado, segundo Sales, foi contemplado. “Houve uma distribuição equânime”, frisa.

Novas intervenções

As obras nas rodovias goianas não vão parar em 2022, último ano do governo Caiado. Sales diz que entre as principais intervenções estão pavimentações e reconstruções, além de duplicações e instalação de pontos em vários trechos.

“Temos previsão para Crixás-Nova Crixás, Colinas do Sul-Niquelândia, Uirapuru-Mundo Novo, restauração no sudoeste, entre Aporé-Itajá-Serranópolis. Montividiu do Norte-Trombas-Formosa. Mineiros-Doverlândia”, cita.


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