26 de dezembro de 2024
Saúde • atualizado em 06/11/2024 às 13:37

Investimento de 7,5 milhões no HGG amplia setor de atendimento ao diabético e outros serviços

As intervenções buscam modernizar e humanizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No total foram R$ 7,6 milhões de investimentos
Caiado na cozinha do centro de atendimentos aos diabéticos onde foi feita uma orientação sobre alimentação e aula de receitas. (Foto: Altair Tavares/ Diário de Goiás).
Caiado na cozinha do centro de atendimentos aos diabéticos onde foi feita uma orientação sobre alimentação e aula de receitas. (Foto: Altair Tavares/ Diário de Goiás).

Na manhã desta quarta-feira (6) foram entregues as obras de melhorias no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, em Goiânia. As intervenções buscam modernizar e humanizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No total foram R$ 7,6 milhões de investimentos na nova estrutura, que conta com o Centro Estadual de Atendimento ao Diabético (CEAD).

Em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares, o Secretário da Saúde do Estado de Goiás, Rasível dos Reis informou que os serviços para diabéticos começaram a ser oferecidos no HGG em maio deste ano e, atualmente, contam com uma estrutura multiprofissional. “Disponibilizamos endocrinologistas, podologistas, fisioterapeutas e também medicamentos para os pacientes. Além disso, temos uma cozinha experimental fantástica, onde os diabéticos aprendem a preparar refeições saudáveis, nutritivas e visualmente atrativas, que podem ser replicadas em casa.”

Além do CEAD, o HGG também contou com reformas na agência transfusional, uma enfermaria localizada no terceiro andar, apartamentos conjugados, clínica médica, clínica cirúrgica, a subestação de energia também foi redimensionada para atender o hospital, assim como o tratamento do lixo e uma ala para cuidado paliativo “onde você cuida dos pacientes que já não tem mais possibilidade de cura”, explicou Rasível:

Fazemos o cuidado desses pacientes para que eles possam ter a melhor qualidade de vida convivendo com a doença, ainda que ela não seja curável. Então, esse local recebe os pacientes, cuida bem deles para que eles tenham todo o conforto e também desenvolva uma melhor a capacidade para ele continuar a vida enquanto ele convive com a doença.

O HGG é referência e pioneiro em cuidados paliativos em Goiás. Desde 2014, o hospital conta com uma ala exclusiva e estruturada para oferecer assistência multidisciplinar na rede pública de Saúde.

Segundo Rasível ainda há previsão de investimentos para o HGG. “O Hospital é uma obra interminável. O Hospital é uma obra que a gente está sempre melhorando, sempre expandindo. A gente tem alguns outros projetos aqui, que a gente já está estudando que são de expansão. Porque com a reforma das unidades de internação, a gente adequa o espaço e para não reduzir o número de leitos, a gente precisa reorganizar outros locais e para não perder esses outros locais, a gente precisa expandir o Hospital”, concluiu.

Presente na solenidade, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) ressaltou as mudanças positivas que o hospital tem passado nos últimos anos. “Na minha época, há mais ou menos 40 anos atrás, eu via uma fila de pessoas ali, na lateral, na rua 3, no sol, na chuva, esperando para ver se ganhavam uma senha para o atendimento. Hoje as pessoas estão aqui sentadas de maneira confortável, com toda uma estrutura para orientar as pessoas, então é um acesso impressionante e é esse o modelo no qual trabalhamos hoje”, afirmou o governador.

O estado de Goiás vem atendendo, reformando, refazendo, ampliando as áreas do hospital, que era um hospital antigo e hoje você um dos hospitais mais modernos que existem.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Notícias do Estado / Saúde