21 de dezembro de 2024
Destaque 3 • atualizado em 25/06/2020 às 10:02

Investigação não vê irregularidades, e Polícia Civil sugere arquivamento de denúncia contra Rodney Miranda

Secretário Rodney Miranda apresenta dados da criminalidade. (Foto: Reprodução/Facebook)
Secretário Rodney Miranda apresenta dados da criminalidade. (Foto: Reprodução/Facebook)

A investigação contra o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, não encontrou elementos que corroborassem com as denúncias de desvio de recursos do Corpo de Bombeiros e utilização de escutas ilegais. O parecer foi apresentado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Odair José, que sugeriu à Justiça o arquivamento.

A Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) coletou o depoimento do primo do governador Ronaldo Caiado, Jorge Caiado, que fez acusações a Miranda em áudio. Além disso, os comandantes do Corpo de Bombeiros, atual e anterior, e funcionários de inteligência das forças de segurança prestaram esclarecimentos. Três delegados participaram da investigação e, conforme Odair, houve consenso em pedir o arquivamento.

Jorge Caiado, segundo informou o delegado-geral, não apresentou elementos que dessem fundamento às denúncias feitas no áudio vazado. “Disse que ouviu apenas boatos de terceiros a respeito dos desvios e disse que suspeitou que seu celular estava interceptado por ter ecos e ruídos”, afirmou Odair. A denúncia foi considerada, portanto, “frágil e inconsistente”.

O delegado também esclareceu que interceptações telefônicas não são feitas pela Polícia Civil. As operadoras são responsáveis por isso, desde que haja uma autorização judicial após pedido policial. “As polícias não têm aparelhos capazes de fazer captação de áudio”, frisou.

Em relação à acusação de desvio de recursos do Corpo de Bombeiros, Odair relatou que os comandantes explicara que o secretário nunca teve acesso às verbas. “Boatos rasos sobre rateio são comuns em épocas de promoção”, citou o delegado-geral.

Secretário reintegrado

Após ser afastado do cargo no período da investigação, Rodney Miranda foi reintegrado nesta quinta-feira (25). Em seu discurso, o secretário lembrou a redução dos índices de criminalidade em Goiás e prometeu compromisso no combate à corrupção. Além disso, destacou o incômodo e chateação com “veiculação de informações inverídicas”. “Estou feliz com o encerramento dessa etapa triste, com a mesma disposição de continuar essa marcha de combate ao crime”, completou.

O governador afirmou que as suspeitas sobre Miranda são “assunto encerrado” e elogiou a posição do secretário em se afastar no curso das investigações. Por fim, ainda citou o temperamento de Jorge Caiado. “Os excessos que foram cometidos, jamais foram no intuito de prejudicar”, pontuou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Divulgação de relatório de denúncia de primo do governador Ronaldo Caiado contra o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda. SAIBA OS DETALHES

Publicado por Diário de Goiás em Quinta-feira, 25 de junho de 2020

Leia mais sobre: / Destaque 3 / Política