21 de dezembro de 2024
Economia

Investidores de Abu Dhabi propõem a Marconi ampliação de relações comerciais e de investimentos com Goiás

marconi emiradosNa abertura da agenda de trabalho da Missão Comercial do Governo de Goiás ao Oriente Médio, o governador Marconi Perillo ouviu neste domingo (26) mensagens de confiança de investidores de Abu Dhabi na recuperação da economia do Brasil e proposta de estreitamento das relações comerciais entre o emirado e o Estado de Goiás. Marconi e a delegação goiana cumpriram extensa agenda de reuniões em Abu Dhabi neste domingo, que tiveram como assuntos de destaque a economia do agronegócio, inovação tecnológica e investimentos em energias renováveis.

Marconi e a delegação de Goiás se reuniram com dirigentes e investidores do Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), o maior fundo soberano do mundo, com patrimônio acumuadlo de mais de US$ q trilhão. Por mais de 1 hora e 20 minutos, o governador conversou com o diretor-executivo do ADIA, Khalifa Matar Almheiri, sobre as potencialidades da economia de Goiás, apresentando possibilidades de investimentos.

Marconi relatou ao gestor do fundo soberano a situação em que se encontram as economias goiana e brasileiras, além de fornecer dados sócio-econômicos de Goiás que possam viabilizar, num futuro breve, investimentos em infraestrutura e saneamento básico. Entre as prioridades do Governo de Goiás para a captação de investimentos privados está a construção do trem de passageiros Goiânia-Brasília.

Os dirigentes do ADIA ficaram impressionados com a localização geográfica estratégica de Goiás no Brasil e na América do Sul e com as potencialidades econômicas do Estado, que foi campeão na geração de empregos nos últimos dois anos. A direção do fundo soberano ficou de analisar os projetos apresentados pela delegação goiana e deve realizar visita de prospecção ao Estado ainda neste ano.

“A reunião estava prevista para durar 30 minutos e conversamos por mais de uma hora. Eles se mostraram interessados em conhecer nosso Estado”, disse o governador.


Leia mais sobre: Economia