04 de dezembro de 2025
ATAQUE NO ZOO

Inusitado: rapaz entra em recinto de zoológico e é morto por leoa na frente dos visitantes na Paraíba

Tragédia no Parque Arruda Câmara choca visitantes; prefeitura investiga invasão e circunstâncias do ataque
Rapaz escalou muro e usou árvore para entrar em recinto proibido; leoa o puxou pelo quadril - Foto reprodução redes sociais
Rapaz escalou muro e usou árvore para entrar em recinto proibido; leoa o puxou pelo quadril - Foto reprodução redes sociais

Visitantes adultos e crianças ficaram em choque assistindo quando um jovem foi atacado até a morte após invadir o recinto de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa (PB) neste domingo (30). A identificação da vítima ainda não foi confirmada, mas perfis da região citam que se trata de um rapaz de 19 anos, infrator e com prováveis problemas mentais.  

O zoológico foi fechado logo após a tragédia para a remoção do corpo, ação que precisou ser feita com o uso de um extintor de incêndio para afastar a leoa da vítima que já estava morta. A Prefeitura de João Pessoa está apurando as circunstâncias do ocorrido e colaborando com as autoridades, de acordo com um comunicado. (Leia ao final)

O homem foi filmado de diferentes ângulos por diversos visitantes na manhã deste domingo subindo em um muro do recinto onde estava a leoa. O animal estava deitado do lado oposto, próximo de uma vidraça, onde muitas pessoas acompanhavam a rotina da felina.

 Vestindo camiseta branca e bermuda azul clara, o rapaz sobe e caminha pelo topo do muro de aproximadamente 6 metros que circunda o recinto da leoa.  Depois, ele usa um arame de proteção do recinto para se apoiar e desce escorregando, abraçado a uma árvore.

Mas, antes mesmo de chegar no chão, a presença do intruso é percebida pela leoa que levanta, atravessa para o outro lado rapidamente na direção da árvore e puxa o rapaz com uma mordida na altura do quadril. O jovem cai.

Visitantes se desesperam

Por este ângulo, é possível perceber que, após ser atacado, ele parece tentar se esquivar do animal para se levantar, mas some no meio da vegetação. As pessoas gritam desesperadamente.

Em outros vídeos, visitantes que assistiam à cena tentaram dissuadir o rapaz de entrar no local proibido.

Em um deles, gravado do alto do muro que cerca o recinto, após o ataque, o jovem aparece ensanguentado no chão, com as roupas rasgadas, e a leoa também suja de sangue, deitada a poucos metros. Uma voz masculina, ao fundo, pergunta se seria possível atrair o animal para outro lado.

Pouco depois, um funcionário sobe em uma grade e dispara o extintor. A felina sai assustada com a boca cheia de sangue e se aproxima da mesma vidraça onde muitos visitantes, atônitos, tentam entender a dimensão da tragédia.

O Diário de Goiás não vai publicar os vídeos completos do ataque em respeito à vítima e aos leitores.

Em comunicado à imprensa, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa confirmou a sequência dos acontecimentos que deixaram o rapaz morto pela leoa no zoo e informou que ainda não tinha identificado a vítima.

Em nota, o órgão informa que o homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa.

Nota da administração municipal de João Pessoa

 “De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável.”


Leia mais sobre: / / / / / Brasil / Geral