Neste sábado (26) foi feita a cerimônia de verificação de integridade e autenticação dos sistemas eleitorais, que ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O sistema passou pelo procedimento para ser utilizado durante o segundo turno das eleições municipais de 2024, que ocorre neste domingo (27) em 51 municípios brasileiros. A verificação foi realizada pelo chefe de totalização, Alberto Cavalcanti.
Durante a cerimônia, os dados foram apresentados pelo secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, Júlio Valente. Representantes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal (PF), entre outras entidades fiscalizadoras do pleito também marcaram presença.
Os sistemas verificados incluem o sistema de gerenciamento da totalização, que gerencia a contagem dos resultados; o receptor de arquivos de urna, que recebe os pacotes com os boletins e encaminha para a totalização dos votos; e o sistema de informação de arquivos da urna, que monitora o status dos dados enviados e recebidos na base da Justiça Eleitoral.
A verificação integra o cronograma de testes previstos no calendário eleitoral para assegurar a segurança do sistema eleitoral. O processo também ocorreu antes da realização do primeiro turno, em 6 de outubro.
Leia mais sobre: segundo turno das eleições / Sistema eleitoral / TSE / Cidades / Geral / Política