23 de dezembro de 2024
Cidades

Integração entre sistemas Meia Ponte e Mauro Borges começa a ser testada pela Saneago

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

A Saneago iniciou nesta sexta-feira (28) a fase de teste da adutora que fará a integração entre a Estação de Tratamento de Água do Sistema Produtor Mauro Borges e a Estação de Tratamento de Água do Sistema Meia Ponte. O processo de transposição foi realizado por meio da construção de um adutora com 12,5 quilômetros de extensão, 700 milímetros de diâmetro e capacidade de vazão de até 800 litros por segundo.

Na sexta, a adutora foi lavada e, durante o fim de semana, passou por processo de desinfecção. A expectativa é que, a partir de segunda-feira (1º) esteja disponível para uso. A ideia da integração entre os dois sistemas é possibilitar o envio de água tratado do Sistema Mauro Borges para o Sistema Meia Ponte, caso a vazão deste rio sofra grande redução, como ocorreu no ano de 2017. No entanto, vale ressaltar que, apesar da estiagem, a vazão do Rio Meia Ponte encontra-se atualmente em mais de 3 mil litros por segundo.

Em nota, a Saneago disse que trabalhou intensamente para minimizar os impactos do período de seca no abastecimento da população de Goiânia e Região Metropolitana. “A obra de integração é uma garantia para que o fornecimento de água aos bairros atendidos pelo Sistema Meia Ponte não seja afetado. Ao todo, o projeto envolveu três travessias sobre mananciais e duas sob rodovias. O trabalho foi executado pela Companhia em diversas frentes, com recursos e mão de obra próprios, e teve custo de R$ 20 milhões”, disse a nota.


Leia mais sobre: / Cidades