10 de janeiro de 2025
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:59

Integração das polícias e parceria da população ajudam a reduzir índices de criminalidade

Atuação da Polícia Militar durante Operação Tolerância Zero. (Foto: Divulgação SSPAP-GO)
Atuação da Polícia Militar durante Operação Tolerância Zero. (Foto: Divulgação SSPAP-GO)

O governo de Goiás divulgou nesta sexta-feira (6) os índices de criminalidade, que caíram em todo o Estado. De acordo com o tenente-coronel Ricardo Mendes, que é o porta-voz da Polícia Miliar, a participação da população, através dos canais de denúncia, é fundamental para a redução dos crimes.

“No Estado de Goiás, a população contribui bastante. É importante frisar que a população hoje está denunciando mais, utiliza os mecanismos que foram colocados à disposição, não só o 190, mas também o celular da viatura, WhatsApp e outros aplicativos. Tudo isso facilita e encurta a distância entre comunidade e Polícia Militar”.

Outro ponto que também auxilia no trabalho da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) no combate ao crime é a integração com a Polícia Civil, com o cruzamento de dados e compartilhamento de informações.

“A integração das forças policiais tem aumentado. Nós temos uma troca de informação, uma interação muito maior. Isso fortalece o sistema de segurança e enfraquece a criminalidade, porque trabalhamos de maneira mais contundente”, explicou o tenente-coronel.

Segundo Ricardo Mendes, em todo o Estado, as cidades que mais tiveram destaque nos últimos tempos em relação à redução dos índices de criminalidade, referente a homicídios, são Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

“Podemos, por exemplo, citar de maneira positiva Senador Canedo, que chegou a 85% de redução dos índices de homicídio. Tivemos Aparecida de Goiânia, também, com índice considerável de redução de homicídios, que chega a 25%. Se preservarmos uma vida, isso não tem preço para a Polícia Militar; mas quanto mais [vidas], melhor”, finalizou.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades