30 de agosto de 2024
Cidades

Instalação do Codemetro não extinguirá CDTC, diz secretário

Reunião foi realizada nesta quinta, 16. (Foto: Samuel Straioto)
Reunião foi realizada nesta quinta, 16. (Foto: Samuel Straioto)

Foi instalado oficialmente nesta quinta-feira (16), o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro). O conselho já existia, mas foi reestruturado a partir de legislação aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás. O Codemetro ficará responsável por atuar de forma integrada na resolução de alguns problemas existentes na Grande Goiânia. Quanto a possível extinção da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), a estrutura será mantida.

Entre as competências do conselho está a tomada de decisões sobre temas como: Mobilidade, Transporte Coletivo, Saneamento Básico, Desenvolvimento Urbano Integrado e serviços ambientais. O Codemetro representará as 19 cidades da Região Metropolitana de Goiânia. As decisões a serem tomadas farão parte da agenda dos municípios, por meio do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

De acordo com o titular da Secima, Hawskar Fagundes a intenção é que as demandas sejam discutidas de forma coletiva. “Já é determinado por lei que seja feito. Nós estamos hoje fazendo a instalação com a capital e os demais municípios e todos eles têm interesses comuns, como: saneamento básico, transporte coletivo, condições do meio ambiente, desenvolvimento urbano”, afirmou.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) destacou que inicialmente foi contra, pois havia-se a preocupação de o Município de perder autonomia. Houve uma modificação. Gustavo Mendanha explicou que de toda forma haverá possibilidade de discutir o assunto em conjunto com representantes dos outros municípios.

“Não ficou do jeito que a gente queria, mas avançou. A partir de agora vamos ter condição de dialogar com todos os prefeitos, problemas inerentes a região metropolitana, que é o transporte, o saneamento básico. Aparecida não tem condição de abastecer as casas com água do município. Dependemos de água de outros municípios. Isso vai ser importante. Vamos lançar o aeroporto executivo, aí o município vizinho não pode construir um aterro nas proximidades e precisa entender. O Codemetro será importante neste sentido”, argumentou o prefeito.

CDTC

O Codemetro tem como uma das atribuições tomar deliberações sobre o transporte coletivo. Essa função também cabe a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). Questionado se a instalação do conselho poderia extinguir a CDTC, o secretário Hawskar Fagundes disse que a princípio a Câmara será mantida na atual reestruturação.

Composição

Ao todo serão 29 conselheiros titulares e igual número de suplentes representando o governo estadual e as prefeituras. O Codemetro será presidido pelo governador de Goiás, José Eliton. 


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários