Para as famílias que foram consideradas inabilitadas na lista de inscritos para o sorteio de moradias da Agência Goiana de Habitação (Agehab), tem até o dia 23 de março, data que será realizado o sorteio das famílias, para recorrer da rejeição na Agehab, no setor Aeroporto. Os aprovados no sorteio concorrerão a 1.455 moradias nos residenciais: Nelson Mandela e Jardins do Cerrado 10, na Região Oeste de Goiânia.
Ao total foram realizadas cerda de 71 mil inscrições, sendo que 8.296 foram invalidadas. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Agehab, Murilo Mendonça Barra, as pessoas rejeitadas não se enquadram nas regras exigidas pelo edital. “Esse número é representado por pessoas que já tem imóveis, já foram beneficiadas em outros empreendimentos e até mesmo possui renda superior a R$ 1.600, que é exigida pelo empreendimento”, conta.
Segundo Murilo, ocorreram cerca de 66 casos em que pessoas foram beneficiadas pela Prefeitura de Goiânia com uma moradia, foram aprovadas na Caixa Econômica Federal, fase final do processo, e também fizeram a inscrição para a Agehab. “Como ela já foi beneficiada, não tem direito a esse benefício, pois já possui a moradia”, explica.
Sistema
O sorteio das moradias que acontecerá no dia 24 de março, será realizado de forma digital. Ele conta com um sistema operacional auditável, onde qualquer instituição pode realizar uma auditória. O beneficiário será escolhido pelo sistema durante o decorrer do dia, obedecendo os critérios impostos pelo edital e sem a interferência humana.
O sorteio das moradias através de um programa é considerado de eficiência pelo Ministério Público Federal. De acordo com Murilo Barra o sistema faz uso da transparência na hora dos sorteios.
No momento do sorteio das moradias o sistema irá proporcionar um algoritmo com o minuto em que a família foi sorteada e também contará com uma sequência, para que haja transparência.
“O Governador Marconi Perillo determinou lisura e transparência em todo esse processo. A nossa função é cumprir a determinação dele e nós temos feito isso. Vamos utilizar de um processo que usará de muita segurança e transparência para que as pessoas realmente saibam que estão concorrendo, de forma legitima, para ganhar essas moradias”, conta Murilo.
Confira a lista dos habilitados
Leia mais:
Divulgada lista de aptos a participar de sorteio de moradias da Agehab
Leia mais sobre: Cidades