05 de dezembro de 2025
Educação • atualizado em 13/10/2025 às 08:18

Inscrições para o novo Lyceu de Goiânia ultrapassam número de vagas; segundo turno pode ser criado

Até a manhã desta segunda-feira (13), 1.103 estudantes já haviam se inscrito, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
Grande procura pode levar o Governo de Goiás a avaliar a criação de um segundo turno no futuro, conforme explicou Bianca Pereira. Foto; Reprodução.
Grande procura pode levar o Governo de Goiás a avaliar a criação de um segundo turno no futuro, conforme explicou Bianca Pereira. Foto; Reprodução.

As inscrições para o novo Lyceu de Goiânia, que será inaugurado em 2026 com proposta bilíngue e foco em tecnologia, ultrapassaram o número de vagas disponíveis. Até a manhã desta segunda-feira (13), 1.103 estudantes já haviam se inscrito, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O edital previa 680 vagas para turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A grande procura pode levar o Governo de Goiás a avaliar a criação de um segundo turno no futuro, conforme explicou Bianca Pereira, gerente de Educação Integral da Seduc. “Hoje não temos essa previsão ainda, tá? Mas no Estado de Goiás nós temos duplo turno de 7h em outras escolas de tempo integral. O que tem se pensado é que, depois das 15h, poderemos ofertar oficinas de curta duração, como culinária, gastronomia e robótica”, disse em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares.

A gestora ressaltou que o novo Liceu será uma unidade de tempo integral, com funcionamento das 8h às 15h e três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. “Ele continua sendo integral. Essa proposta vem inspirada em experiências da França, onde a metodologia funciona com sete horas diárias. É uma escola bilíngue, português e francês, e mantém o tempo ampliado de formação do estudante”, destacou.

Com o número de interessados já acima da oferta, a Seduc estuda ajustes na distribuição das turmas. “Nós trabalhamos com limitação de vagas, mas há possibilidade de remanejar. Por exemplo, se houver maior procura pela primeira série do ensino médio, podemos compensar reduzindo turmas de outro segmento”, explicou Bianca.

O novo Lyceu, que está em fase final de reforma e modernização, terá estrutura inédita em Goiás, unindo inovação e formação humanista. “O liceu vem com uma proposta muito inovadora. Vai ter essa pegada bilíngue, mas também tecnológica. Teremos laboratórios de ciências, física, química, biologia, matemática, robótica, sala maker e um laboratório da cultura francófona. Isso não tem em nenhum outro lugar em Goiás”, afirmou a gerente.

Bianca também avaliou o interesse expressivo como reflexo da melhoria da rede pública estadual. “As escolas estaduais melhoraram muito em qualidade com a atual gestão. Hoje a procura é grande, tanto pelas escolas parciais quanto pelas integrais. O lyceu vem para consolidar esse avanço e oferecer uma experiência educacional diferenciada”, pontuou.

Inscrições seguem abertas

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de outubro. O resultado das inscrições homologadas será divulgado no início de novembro, e a confirmação das matrículas acontecerá em dezembro. Caso haja vagas remanescentes, será feita nova convocação a partir da lista de espera.

“Quem tem interesse deve se inscrever logo, porque a seleção será por ordem de inscrição. Mesmo quem ficar na lista de espera pode ser chamado, caso algum estudante não confirme a matrícula ou não avance de série”, orientou Bianca Pereira.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Educação / Notícias do Estado