Desde segunda-feira (1/11) os interessados já podem realizar a inscrição para o concurso público para auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com o certame, são 20 vagas disponíveis com salário inicial de R$ 21.947,82.
A banca responsável pelo edital é a Fundação Getúlio Vargas, a qual os candidatos devem acessar o site para as inscrições, que podem ser feitas até 20 novembro. A taxa custa R$ 180.
Ainda segundo a banca organizadora, qualquer pessoa com curso superior de qualquer área pode fazer a prova, que será aplicada em Brasília e em todas as capitais brasileiras.
Há também 5% das vagas que são reservadas às pessoas com deficiência e 20% às pessoas que concorrerem a cotas para negros.
Segundo o TCU, o concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva de múltipla escolha, que está marcada para o dia 13 de março. Os candidatos aprovados, vão fazer uma prova discursiva em 22 de maio.
Já a segunda fase consiste em programa de formação, de caráter eliminatório, que vai ser realizado pelo Instituto Sezerdello Corrêa, que será apenas em Basília.
A função de um auditor de controle externo é fiscalizar a gestão de recursos públicos da União. Entre as atividades, o servidor avalia a legalidade de gastos e boa gestão dos recursos públicos.