05 de dezembro de 2025
Alô, concurseiros!

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) começam nesta segunda-feira (14)

A avaliação será usada como processo seletivo para ingresso na SME de Goiânia. Prazo de inscrição termina no dia 25 de julho
A Prova Nacional Docente será utilizada como avaliação dos processo seletivos da SME de Goiânia. Foto: Laís Borges
A Prova Nacional Docente será utilizada como avaliação dos processo seletivos da SME de Goiânia. Foto: Laís Borges

Inicia nesta segunda-feira (14) o prazo de inscrição para a Prova Nacional Docente (PND). Instituída pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria MEC nº 96/2025, a avaliação será utilizada como critério em processos seletivos da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. O objetivo do exame é auxiliar Estados e Municípios a selecionarem professores para suas redes de ensino.

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de julho, diretamente pelo site do Inep. A taxa de inscrição é no valor de R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. A aplicação da prova será dia 26 de outubro e o resultado final sairá no dia 10 de dezembro de 2025.

Sobre a PND

Conforme o Ministério da Educação, os estudantes concluintes já inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) estarão automaticamente cadastrados na PND, com isenção de taxa. A aplicação da prova será dia 26 de outubro e o resultado final sairá no dia 10 de dezembro.

O exame utilizará as matrizes de referência e os instrumentos da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas. Com duração total de 5h30, as provas serão compostas por uma parte de Formação Geral Docente (com 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva de conteúdo comum aos cursos de todas as áreas) e outra de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas, com 50 questões.

Podem se inscrever profissionais licenciados ou com formação pedagógica em todo o país, além da participação ser obrigatória para concluintes inscritos pelas instituições de ensino superior. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê, além da PND, outras iniciativas, como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.

A iniciativa é uma avaliação nacional que busca fortalecer a seleção de professores para as redes públicas de ensino de forma justa e isonômica, sem substituir os processos seletivos municipais, mas agregando qualidade e méritos objetivos à seleção. Além disso, visa promover a formação docente e valorizar os profissionais do magistério, com o auxílio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.


Leia mais sobre: / / / / Concursos