24 de novembro de 2024
Variedades

Inscrições de filmes na 18ª Goiânia Mostra Curtas vai até 20 de julho

O Icumam abre inscrições para filmes da 18ª Goiânia Mostra Curtas. O período de inscrições começou de 15 de maio e segue até 20 de julho, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. A participação é gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Um júri oficial formado por realizadores e pesquisadores com atuação nacional elegerá, ao lado do júri popular, os vencedores.

A 18ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro no Teatro Goiânia. Serão cinco mostras competitivas (Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos bairros e 17ª Mostrinha), sendo a Mostrinha voltada ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e município, e uma mostra especial não competitiva em que a temática abordada é relevante ao cotidiano com a finalidade de promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto.

O festival terá ainda uma vasta programação paralela como lançamentos literários, palestras, debates, atividades de formação, painéis, mesas-redondas, encontros e oficinas.

“O festival completa 18 anos neste ano e estamos sempre buscando alcançar essa maioridade, continuando com o mesmo empenho desde a 1ª edição, mas com mais forças e maturidades, colaborando para difundir as produções audiovisuais brasileiras em curta-metragem”, disse Maria Abdalla, diretora geral do festival.

Na edição de 2017, o Goiânia Mostra Curtas teve 1254 filmes inscritos. Podem participar filmes de ficção, de documentário, experimentais e de animação com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do evento. A lista de obras selecionadas está prevista para ser divulgada até o dia 21 de agosto, também pelo site do festival, podendo haver prorrogação a critério da organização.

Busca por parceiros

Até o momento, o festival conta com o incentivo institucional do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual. O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, com o incentivo institucional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

O Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.

Arte

A arte da 18ª Goiânia Mostra Curtas foi realizada por Beatriz Perini, artista e designer gráfica nascida, criada e residente em Goiânia. Ela mescla em suas produções a colagem, fotografia e o desenho, interagindo com diferentes linguagens, se apropriando de mídia impressa para a criação de imagens, e há três anos experimento e materializa sua produção a partir de zines e impressões de pequena tiragem. Seu trabalho visual colabora criativamente com o festival, trazendo uma leitura sobre as produções artísticas contemporâneas.


Leia mais sobre: Variedades