A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) abre nesta sexta-feira (23) a inscrição para seis editais do Fundo de Arte e Cultura 2016. Os interessados podem inscrever projetos culturais nos editais de fomento a Literatura, Circo, Hip Hop, Novos Artistas, Museus, Arquivos e Biblioteca.
Esses primeiros seis editais somam mais de R$ 6 milhões, destinados a cerca de 100 projetos. No total, o Fundo de Cultura vai distribuir R$ 34,1 milhões em 21 editais destinados a projetos culturais da sociedade. Os demais editais do Fundo abrem as inscrições de outubro a fevereiro de 2017, de acordo com o cronograma.
As inscrições serão totalmente online por meio do site do Fundo de Cultura. O sistema eletrônico foi reformulado e melhorado contribuindo para que os projetos não sejam inabilitados. O proponente deve fazer um cadastro prévio no sistema para se inscrever, que vai até o dia 7 de novembro.
A equipe do Fundo de Cultura vai estar disponível para esclarecer dúvidas sobre os editais e realizando inscrições na próxima quarta-feira (28), e nos dias 5, 13, 19, 26 e 27 de outubro, das 13 às 17h30 no Auditório Tadeu Batista, 2º andar do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Fundo Cultural
O Fundo de Arte e Cultura de Goiás é o principal mecanismo de fomento e difusão da produção cultural do Estado. Por meio de editais de seleção pública, lançados anualmente, o Fundo possibilita que artistas, grupos e coletivos, produtores culturais e prefeituras recebam recursos diretamente do Governo do Estado para realizarem projetos nas mais diversas linguagens artísticas e áreas culturais.
Legislação
O Fundo Cultural foi instituído pela Lei N° 15.633, de 30 de março de 2006 e regulamentado pelo Decreto nº 7.610 em 07 de maio de 2012. Tem orçamento próprio estipulado em lei, que é de 0,5% da arrecadação líquida do Estado.
Leia mais sobre: Cidades