Publicadores, artistas gráficos e fotógrafos de Goiânia, Pirenópolis e Brasília voltam a instalar o circuito OFF Flipiri, uma ação que apoia a inovação do mercado editorial a partir de uma postura independente, durante a Flipiri. A feira de publicações, oficinas e bate-papos vão ocupar o Ateliê Fotográfico no Centro Histórico de Pirenópolis, nos dias 24 e 25 de agosto (sábado e domingo), com entrada franca.
A OFF Flipiri surgiu em 2017, promovida pela NegaLilu Editora e o Hostel 7. Programação não vinculada à Festa Literária de Pirenópolis, naquele ano o evento reuniu literatura, artes gráficas, audiovisual e música. “A construção desta cena paralela se assemelha ao movimento consolidado na FLIP, em Paraty, onde a programação não-oficial já é mais vibrante do que a oficial”, comenta a escritora e editora Larissa Mundim, uma das organizadoras da OFF Flipiri.
Este ano o circuito independente vai ocupar o ateliê fotográfico dirigido pela fotógrafa Ana Póvoas, um novo espaço cultural a ser inaugurado na Rua Rui Barbosa, centro comercial de Pirenópolis. Outro ponto de expressão do circuito OFF é a Avoar Livros, a única livraria de rua de Pirenópolis, instalada na Rua Matutina.
Segundo Larissa Mundim, o movimento paralelo à Flipiri já contagiou outros artistas e escritores locais. “Tenho notícias da existência de outros focos de ocupação da cidade e isso é excelente, sintoma de que a ideia já está se multiplicando, também de maneira independente”, comemora.
A feira programada para sábado e domingo vai manter o foco na fotografia e nas publicações especiais. Os visitantes poderão conhecer o trabalho da NegaLilu Editora (GO), Savant Editora (DF), Quelônio (SP), Borogodó (SP), representadas pelO Jardim (GO). Além da fotógrafa residente, Ana Póvoas, também participam do coletivo a Avá Editora Artesanal, que vai conduzir a oficina de Encadernação Manual e bate-papo sobre publicação independente, com Cris Reis e Natália C.
Leia mais sobre: Arte / Cultura / Literatura / livros / Variedades