22 de novembro de 2024
Previsão do tempo • atualizado em 07/11/2024 às 16:54

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas no fim de semana em Goiás

O grande volume de chuvas e tempestades previsto para a região Centro-Oeste é provocado pelo fenômeno metereológico chamado Zona de Convergência
As chuvas volumosas e tempestades estão previstos para ocorrerem desta quinta (7) até domingo (10). Foto: Reprodução
As chuvas volumosas e tempestades estão previstos para ocorrerem desta quinta (7) até domingo (10). Foto: Reprodução

O final de semana promete ser de chuvas fortes em Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuvas intensas em Goiás e outros seis estados. As condições climáticas de grande volume de precipitação e tempestades é ocasionado pela possível formação de nova zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), previsto para ocorrer entre sábado (9) e domingo (10).

A zona de convergência é caracterizada por uma faixa, ou corredor de nuvens, que se estende desde o sul da região amazônica, passando pela faixa central do país, em direção ao sul do oceano Atlântico. O Inmet informou que para que haja a estrutura de uma ZCAS é necessária a persistência desse canal de umidade por, pelo menos, quatro dias consecutivos. Por isso, o instituto aconselha o acompanhamento de novas previsões climáticas e a observação da persistência da faixa de nebulosidade.

O alerta laranja para chuvas intensas abrange toda a área dos estados de Goiás, de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Distrito Federal. Além de parte do Tocantins, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, na região central de Minas Gerais, no extremo oeste baiano, no centro-sul amazonense e oeste catarinense, e região metropolitana do Rio de Janeiro.

O alerta do Inmet é medido em cores, de acordo com a gravidade dos fenômenos meteorológicos. O amarelo representa perigo potencial. Enquanto, o laranja significa perigo. A mais alarmante é a vermelha, que representa perigo.

O alerta laranja emitido nesta quinta-feira (7) é válido entre 13 horas de hoje e 10 horas da manhã de sexta-feira (8). As chuvas podem atingir até 60 milímetros por hora (mm/h) e os ventos intensos podem chegar à velocidade de 100 quilômetro por hora (km/h). De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, em decorrência das tempestades.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / / Cidades