17 de dezembro de 2025
Tempo e Clima

INMET emite alerta laranja de chuvas intensas para o Norte de Goiás

Previsão indica chuvas de até 60 mm por hora e ventos de 100 km/h em 17 municípios
Alerta laranja do INMET aponta risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia no Norte Goiano. Foto: Agência Cora.
Alerta laranja do INMET aponta risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia no Norte Goiano. Foto: Agência Cora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para Alto Horizonte e diversos municípios da região Norte de Goiás. O aviso é válido entre 3h do dia 17 de dezembro de 2025 e 3h do dia 18 de dezembro de 2025 e indica perigo à população, com possibilidade de impactos significativos.

De acordo com o INMET, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, acompanhadas de ventos que podem chegar a 100 km/h. As condições meteorológicas elevam o risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações, especialmente em áreas rurais.

O instituto classifica os avisos meteorológicos em três níveis de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho). O alerta atual, de nível laranja, exige atenção redobrada e adoção de medidas preventivas por parte da população e dos órgãos de segurança.

Municípios sob alerta

Segundo o INMET, as cidades que devem ser atingidas pelas chuvas intensas são: Alto Horizonte, Campinaçu, Amaralina, Bonópolis, Estrela do Norte, Formoso, Campinorte, Campos Verdes, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Mara Rosa, Mutunópolis, Porangatu, Uruaçu, Santa Terezinha de Goiás e Santa Tereza de Goiás.

Orientações à população

A recomendação é evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos da tomada em caso de instabilidade na rede.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica devem ser comunicados à CEMIG pelo telefone 116.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado