O Verão começa com temperaturas mais elevadas, riscos de tempestades e céu aberto em Goiás. A estação iniciada oficialmente neste domingo (21) se estende até o dia 20 de março de 2026.
O boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta a população para as características desta estação do ano. No Verão, que dura o trimestre que abrange os meses de janeiro a março, traz mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, principalmente durante a tarde.
Outra característica marcante do verão é o aumento da temperatura do ar sobre o continente, combinado com altos valores de umidade, seja transportada por frentes frias, seja advinda da região Norte do Brasil. Essa combinação contribui para a formação de tempestades, frequentemente acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e, em alguns casos, queda de granizo, o que acende o alerta.
“No nosso estado, as chuvas de verão estão associadas principalmente à passagem de sistemas frontais e à formação da conhecida Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que se estende do Norte em direção ao Sudeste do país”, explicou a Cimehgo.
O boletim destaca especialmente os seguintes aspectos:
- Chuvas volumosas acompanhadas de rajadas de vento intensas e descargas atmosféricas;
- Dias mais longos e noites mais curtas;
- Veranicos, caracterizados por estiagens temporárias em plena estação chuvosa, com calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa do ar;
- Temperaturas máximas frequentemente acima da média climatológica.
As tendências para esta nova estação do ano incluem temperaturas ligeiramente acima da média, com risco potencial para tempestades, rajadas de vento e ocorrência eventual de granizo. Neste domingo os goianos puderam já notas os primeiros sinais do clima característico, com tarde de calor e céu aberto.
Previsão semanal
A previsão do tempo para esta segunda-feira (22) na capital Goiânia é de sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 30°C, umidade relativa do ar variando entre 60% e 95%.
O boletim da Cimehgo alerta para risco potencial para ocorrência de tempestade, com chuvas entre 20 e 30 mm/hora ou 50 mm/dia com possibilidade de rajadas de ventos de mais de 50 km/h. O prognóstico da semana para Goiás inclui ainda o favorecimento da formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado, fruto da combinação calor e umidade, provocando chuvas irregulares. Devido a esta instabilidade, o risco de tempestades é elevado, com a ocorrência de raios e rajadas de ventos fortes.
Leia mais sobre: chuvas em goiás / cimehgo / clima / previsão do tempo / Verão em Goiás / Cidades / Geral

