Foi realizado na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Fecomércio, em Goiânia, o 1° Debate Digital com os cinco primeiros colocados na disputa pelo Governo de Goiás. O debate foi uma iniciativa inovadora dos portais Diário de Goiás, Mais Goiás e A Redação.
Assista o vídeo do 1° Debate Digital:
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F712235139129975%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
Este foi o terceiro e mais acalorado encontro entre os candidatos Ronaldo Caiado (DEM), José Eliton (PSDB), Daniel Vilela (MDB), Kátia Maria (PT) e Weslei Garcia (PSOL), que já participaram dos debates da Rádio Interativa FM e da TV Brasil Central.
A repercussão entre os candidatos foi positiva. Segundo o governador e candidato à reeleição José Eliton, o debate teve uma ótima avaliação. “Foi uma oportunidade extraordinária para que a população possa conhecer as propostas e comportamentos dos candidatos”, disse ele.
“Acho que o debate é a oportunidade de se expor as contradições dos discursos dos programas que estão sendo apresentados aos goianos. Meus cumprimentos pela inovação desse debate nas plataformas digitais, espero que a gente possa continuar debatendo e buscando soluções para os problemas de Goiás”, ressaltou o deputado federal e candidato ao governo de Goiás pelo MDB, Daniel Vilela.
Já a professora Kátia Maria (PT), afirmou que o debate foi importante. “Este debate foi muito característico com o que as redes sociais e mídias digitais têm cumprido no papel neste momento, que foi de colocar as coisas mais claras, de quem é quem”, ressaltou ela.
“A iniciativa tem que ser cumprimentada, é realmente algo que mostrou o quanto nós avançamos, já que antigamente, nós ficávamos reféns de alguns veículos de comunicação. Eu me senti totalmente libertado após as redes sociais e foi aí que pude me conectar mais com todo o país”, declarou o senador e candidato do DEM, Ronaldo Caiado.
“Primeiramente, nós temos que parabenizar essa iniciativa de trazer as redes sociais para o 1° Debate Digital, o que é algo fantástico. Ele propicia a democracia, oportuniza a população a conhecer melhor as propostas”, disse o professor Weslei Garcia, governadoriável pelo PSOL.
Portais
Os editores dos portais realizadores do 1° Debate Digital também avaliaram a iniciativa de forma bastante positiva. De acordo com Thaís Lobo, editora do Mais Goiás, o debate foi de ataques entre os primeiros colocados nas pesquisas, mas também de apresentação de propostas, o que possibilita que o internauta avalie o que foi dito pelos candidatos.
“Nós tivemos a dureza do confronto, mas o debate é de propostas também e, cada vez que o candidato fala ele está se comprometendo com alguma coisa, está mostrando uma ideia. O debate foi ótimo e o mais importante é essa aliança entre o Diário de Goiás, o Mais Goiás e A Redação”, reforçou o editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares.
Por fim, o editor-chefe do portal A Redação, João Unes, exaltou a importância e destaque do debate digital. “Também faço essa avaliação de que o debate foi o mais quente até agora, em Goiás. O formato favoreceu o embate, a audiência foi muito alta, resultado da união dos três veículos. Uma união inédita que terá muitos outros frutos”.
Leia mais:
Diário de Goiás, Mais Goiás e A Redação realizam debate digital nesta quinta, 30
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Cidades