{nomultithumb}
Foram iniciadas nesta segunda-feira (2), as obras de prolongamento da Avenida Marginal Botafogo. Por enquanto está sendo construída somente a pista no sentido Jamel Cecílio- 2ª Radial (Norte Sul). A pista do lado oposto ainda não será feita, e o projeto está em fase de estudos. Serão gastos nesta primeira etapa R$ 13 milhões, com recursos próprios da prefeitura.
O trecho terá cerca de 1,3km de extensão. O projeto de prolongamento da via engloba serviços de drenagem e recomposição do leito e canalização do córrego em determinados pontos. A ideia é de em alguns locais não fazer a canalização, mantendo o curso natural do córrego.
“Ficamos mais de dois anos regularizando a situação financeira da prefeitura. Hoje estamos iniciando muitas obras. Queremos fazer em 17 meses que nos restam, correspondente a cinco anos de mandato”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Planejamento e Habitação, Henrique Alves, não há necessidades d e desapropriação da via. “Nessa obra são duas desapropriações, mas as duas foram removidas”, afirmou.
Somente com o prolongamento da Marginal, o prazo de entrega da obra deve ser de 7 meses. A responsabilidade será do Complexo Planex Ingá O secretário de infraestrutura e Serviços Públicos Dolzonan Matos, diz que o período chuvoso não atrapalhará a realização das atividades no local.
A obra inclui a estruturação de alças de acesso à Rua 1018. Também estão previstas construções de obras como uma ponte na Avenida Segunda Radial e o complexo viário na Avenida Deputado Jamel Cecílio.
A obra é uma contrapartida do Município no Programa Urbano Ambiental, Macambira Anicuns. O córrego Botafogo faz parte da mesma bacia hidrográfica.
Complexo Viário
Na metade do mês a prefeitura lançará as obras do complexo viário, no cruzamento das Avenidas: Jamel Cecílio e Marginal Botafogo e a Alameda Leopoldo de Bulhões. A estrutura será semelhante ao do viaduto da Avenida 85 com a T-63, em três níveis.
A Avenida Jamel Cecílio vai passar pela parte de cima do viaduto; A Alameda Leopoldo de Bulhões ficará no atual nível e será construída uma rotatória; E a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.
Ao lado do viaduto será erguido um monumento em estrutura metálica de um braço e uma mão, representando simbolicamente o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca de um violão. A obra será lançada no dia 12, segundo informou Dolzonan Matos.
Impacto
Um pouco mais à frente, seguindo pela Jamel Cecílio, no sentido Setor Marista, vale ressaltar que já há uma obra de grande porte sendo realizada, a da trincheira da Rua 90, no cruzamento com a Avenida 136. O secretário Dolzonan Matos manteve a previsão que as obras serão concluídas dentro do prazo, até o dia 30 de dezembro.
O secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana, afirma que o transtorno é necessário, mas o benefício será grande a população. Ele pede paciência a população.” A cidade precisa disso, estamos crescendo de 3ª 4%, pra fazer uma cidade melhor. Precisamos da ajuda da população”, declarou.
O secretário disse que faixas serão instaladas na região nos próximos dias. Ele afirmou que a sinalização será extensa e ajudará a população que precisará passar pela região”, declarou. Desvios começam a ser montados na região.
Leia mais
Prefeitura assina ordem de serviço para prolongamento da Marginal Botafogo
Inaugurada ligação entre Alto da Glória e Setor Pedro Ludovico
Leia mais sobre: Cidades