19 de novembro de 2024
Goiânia

Iniciada instalação de fotossensores em Goiânia

Sistema de fiscalização eletrônica por radar instalado na Avenida 85 e operado pela Eliseu Kopp (Foto: Samuel Straioto/ArquivoDG)
Sistema de fiscalização eletrônica por radar instalado na Avenida 85 e operado pela Eliseu Kopp (Foto: Samuel Straioto/ArquivoDG)

Começaram a ser instalados na capital os fotossensores que fazem parte do contrato firmado entre a Prefeitura de Goiânia e a empresa Eliseu Kopp. O primeiro equipamento de fiscalização foi instalado no cruzamento das avenidas 85 e T-9, no Setor Marista, em Goiânia. A CELG precisará ligar a energia no local e depois o instrumento ainda precisará passar por uma avaliação do Inmetro para que comece de fato a ser usado na fiscalização do trânsito.

O secretário Municipal de Trânsito, Fernando Santana, destacou que à medida que os equipamentos forem instalados pela cidade e receberem a validação do Inmetro, já estarão em funcionamento. Ele disse que haverá um breve período sem aplicação de multas, para alertar os condutores que os instrumentos já estão aptos a fiscalizar o trânsito.

“Após a colocação dos radares teremos uma segurança considerável no trânsito de Goiânia. Teremos sim um período que o equipamento estará em teste, passando o período nós já estaremos fiscalizando”, explicou.

Após a instalação dos equipamentos na Avenida 85, a Secretaria Municipal de Trânsito espera colocar instrumentos de monitoramento na Marginal Botafogo, corredores preferenciais das Avenidas T-63 e Universitária. A SMT levou em consideração, quantidade de infrações e de acidentes nestes locais.

No total do contrato de instalação dos fotossensores, serão colocados 258 equipamentos que fiscalização 643 faixas de trânsito em Goiânia. A expectativa é que em até quatro meses os todos os radares já estejam instalados. O custo será de R$ 1.559,82 por faixa fiscalizada ao mês. O valor total do contrato era de R$ 66,7 milhões pelos cinco anos.

Radares móveis

De acordo com o secretário Fernando Santana, a empresa Eliseu Kopp fez o empréstimo, sem ônibus para o Município, de dois radares móveis por um período de um ano. A SMT passa a contar com três equipamentos de fiscalização portáteis.


Leia mais sobre: Goiânia