22 de dezembro de 2024
Educação • atualizado em 11/11/2024 às 13:07

Inicia período de solicitação de matrículas para a rede estadual de ensino; expectativa é de 100 mil novos alunos

Solicitação de vagas poderá ser feita até o dia 1º de dezembro. O candidato deve verificar as escolas nas quais deseja estudar e informar três opções
A superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, informou que a expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).
A superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, informou que a expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).

Nesta segunda-feira (11), tem início o período de solicitação de vagas de matrícula para o primeiro semestre de 2025 na Rede Estadual de Ensino. Durante uma entrevista coletiva, Márcia Maria de Carvalho Pereira, superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, informou que a expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos. Até o momento, aproximadamente 8 mil estudantes já fizeram suas solicitações.

A superintendente orienta que os interessados em ingressar na Rede Estadual de Ensino devem acessar o site matricula.gov.br, munidos dos documentos pessoais, e fazer a solicitação de vagas até o dia 1º de dezembro. Ela ressalta que é importante que o candidato verifique as escolas nas quais deseja estudar e informe, no mínimo, três opções, para facilitar a alocação no momento da inscrição. “Nosso sistema é extremamente democrático, por isso tanto faz se a solicitação for feita no primeiro ou no último dia, 1º de dezembro, pois todos têm as mesmas chances”, explicou.

Conforme Pereira, a escolha das instituições de ensino é feita por meio de sorteio, por isso é fundamental que os candidatos forneçam pelo menos três opções de escolas. “O sistema sorteia a vaga para a primeira opção, mas isso não significa que o estudante ficará sem vaga caso não seja alocado na escola desejada. A Rede Estadual garante matrícula para todos os interessados a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. É importante destacar que a Rede Estadual não oferta vagas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) nem para a Educação Infantil”, explicou Márcia.

Há vagas disponíveis, embora possa não haver mais na escola que você desejava. No entanto, há sempre a possibilidade de ficar em uma lista de espera; depois do início das aulas, pode surgir uma vaga caso algum aluno faça a transferência. Assim, o sistema é muito democrático, pois a educação é para todos.

É importante destacar que as escolas militares de Goiás possuem um sistema de matrícula distinto, e o edital para inscrição já está disponível. “O processo de matrícula para o colégio militar segue regras próprias, com um sorteio separado e regulado por um edital específico. Portanto, as escolas militares não estão incluídas nesse processo de solicitação de matrícula”, explicou Márcia.

Após o período de solicitação de matrícula, será necessário confirmar a matrícula entre os dias 9 e 13 do próximo mês. “Neste momento, é importante apenas solicitar a vaga. Depois desse período, o responsável deve comparecer à escola pessoalmente, levando o documento de identidade, para confirmar a matrícula”, explicou. “Após o início das aulas, o estudante que não fazia parte da Rede Estadual receberá o kit escolar, que inclui mochila, tênis e outros itens.”

Novas instalações do GoiásTec

O GoiásTec, uma referência nacional no ensino mediado por tecnologia, oferecendo conteúdos audiovisuais para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio recebeu nesta segunda (11) o novo Centro de Mídias. “Esse programa beneficia estudantes que vivem em áreas remotas e de difícil acesso, onde muitas vezes não há professores disponíveis nas disciplinas específicas, nem mesmo recursos para contratar esses profissionais”, explicou Márcia.

Márcia ainda destaca que a Educação precisa alcançar todos os lugares, “pois muitas pessoas enfrentam dificuldades para estudar, como longas horas de deslocamento no transporte escolar, que podem chegar a duas ou três horas. O GoiásTec surgiu para suprir essa necessidade. Com equipamentos tecnológicos de qualidade nas escolas, o estudante tem acesso a aulas de alto nível, o que tem gerado resultados muito positivos, especialmente no desempenho e nas avaliações de proficiência”.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Educação / Notícias do Estado