Duas torres residenciais de cerca de 10 metros e erguidas ilegalmente nos subúrbios de Nova Délhi, capital da Índia, foram demolidas neste domingo (28) no que ficou conhecido como a maior implosão do país. A decisão foi dada pela Suprema Corte em uma rara ordem concedida no ano passado, após a constatação de irregularidades que poderiam colocar pessoas em risco.
De acordo com a Justiça, os construtores violaram uma série de regras de construção, em caso considerado incomum de rigor das autoridades do país contra imobiliárias.
A implosão, onde foi utilizado 3,5 mil kg de explosivos, destruiu em poucos segundos as conhecidas “torres gêmeas”. No momento da demolição, milhares de vizinhos e até cães de rua foram retirados por precaução. Veja vídeo:
Caso, aparentemente, não é isolado, já que a Índia, tem registrado o crescimento mais rápido do mundo e um boom no setor de construção, mas com imobiliárias sendo denunciadas por reduzirem os custos de construção usando materiais de qualidade inferior, enquanto funcionários públicos são acusados de suborno para ignorar os problemas.
Em Noida e região, por exemplo, local onde estavam as “torres gêmeas” demolidas, já são mais de 100 arranha-céus abandonados, que causam uma série de problemas como poluição visual e outros tipos de riscos para a população.