Fevereiro é o mês em que está prevista a atualização da tarifa do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia. Até o momento ainda não há uma definição se realmente haverá ou não aumento da passagem de ônibus.
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que ainda não há nenhuma definição, encaminhamento, ou previsão relativa a este processo. A CMTC é a responsável por fazer os cálculos.
Será analisada a variação de cada componente da tarifa. O reajuste é a variação dos índices inflacionários, mais a variação do preço do óleo diesel, a variação do salário dos motoristas, dos preços das peças dos ônibus e do índice de passageiros por quilômetro rodado.
Depois que ocorre a conclusão dos cálculos, o processo é debatido pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), que é composta por representantes de vários setores, por exemplo, do Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Goiânia. A presidência é da Prefeitura de Aparecida.
No começo do mês, as empresas informaram ao Diário de Goiás que estava sendo feito um levantamento dos custos para que depois pudesse ser avaliado pela CMTC. Procurado, o consórcio da Rede Metropolitana de Goiânia (RMTC), destacou que não há nenhuma conclusão sobre o assunto.
Aumentos no Carnaval
Nos anos de 2015 e 2016, a tarifa do transporte coletivo da Grande Goiânia foi reajustada em fevereiro no período do Carnaval. Pelo contrato, a atualização deve ocorrer a cada 12 meses.
Pelo contrato, o aumento pode ocorrer a partir do próximo dia 3. Se for tomar como base os anos anteriores, o carnaval deste ano está marcado para o dia 28 de fevereiro, já no final do mês.
Leia mais
Passagem do transporte coletivo reajustada para R$3,70
R$ 3,30 é o preço da passagem de ônibus a partir desta segunda-feira, 16
Leia mais sobre: Cidades