24 de novembro de 2024
Política

Inclusão da prefeitura de Goiânia na administração da SANEAGO está decidida, diz Marconi

O governador Marconi Perillo (PSDB) participou na manhã de domingo,31, das eleições do Diretório Municipal de Goiânia para a nova executiva e direção do partido. Antes de fazer o discurso na solenidade ele concedeu entrevista coletiva e afirmou que o partido tem que se preparar para ter o comando da capital novamente.

Ao comentar o relacionamento com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), o governador analisou que tem uma relação republicana com o petista e com os demais prefeitos do estado.

Marconi Perillo ainda destacou que está em negociação a maior participação da prefeitura de Goiânia na gestão da Saneago.

ENTREVISTA – MARCONI PERILLO

O senhor participa ativamente do processo de reconstrução do diretorio estadual. Qual a expectativa o senhor tem nesse momento, já que existem duas pretensões dentro do partido?

Marconi Perillo: Eu não participo ativamente, eu apenas participo. A minha orientação é sempre no sentido de realizarmos uma chapa, um diretório que contemple todos os seguimentos do partido, todas as forças vivas do partido o governador, a senadora, os ex-senadores, os deputados federais e estaduais, o Nion, os prefeitos e os ex-prefeitos enfim os diretorios desde que entrei no partido é montado desta forma, todas as lideranças do partido são contempladas no diretório. Depois definido o diretório ai é que se pensa na formação da executiva. Em relação a eleição da executiva ainda tem tempo para a gente avaliar direitinho e saber que tem condições de se dedicar exclusivamente ao partido. Para ter um partido forte nós precisamos ter PSDB precisa de alguém que tenha condições de andar o estado todo, nós temos 246 municipios. Eu por exemplo só fui passar final de semana em casa a pouco tempo, eu sempre trabalhei utilizando os finais de semanas todos para ir as cidades e conversar com as lideranças e essa não é uma dedicação aleatório é sim uma dedicação muito exclusiva por isso tem que ter cuidado com quem vai dirigir porque tem de ter uma disposição enorme. 

O que o partido precisa fazer para depois de 15 anos voltar a prefeitura de Goiânia, aonde o partido errou que não conseguiu esses objetivos.

Marconi: O partido teve candidato a prefeito de Goiãnia em 1996 e 2000, nós tivemos em 2000 a candidatura da atual senadora Lucia Vania, nós nos dividimos inclusive, nossa base se dividiu, tinhamos a candidatura do companheiro Darci Accorsi e da companheira Lúcia Vânia. Desde então o PSDB nunca mais apresentou nome para a disputa da prefeitura, o que eu vejo hoje por parte das liderança do PSDB e o desejo enorme de que PSDB tenha candidato.

Em relação a Rafael Lousa, novo presidente, o que o senhor tem de expectativa nessa nova direção?

Marconi: O Rafael foi testado e aprovado na presidência da associação dos jovens empreendedores, fez um brilhante mandato, tem experiencia nessa area de organização, a associação é uma organização politica e esta se saindo muito bem na presidência da Juceg, se saiu muito bem como secretário de industria e comercial. O partido está entregando o seu diretório em excelentes maos.

Como vai ser a sua relação com o prefeito Paulo Garcia de agora pra frente, já que as eleições estão chegando.

Marconi: Eu sempre disse que compete aos partidos e as bancadas a posição politica de apoio ou oposição a um governante. A mim como governador não cabe fazer oposição a quem quer que seja. Minha relação e sempre muito respeitosa e respeitosa com todos não somente com o governo Paulo Garcia. Claro que nesse novo mandato meu as nossas conversas estão sendo muito respeitosas, mas eu tenho feito isso com o prefeito de Anápolis, fiz com Gomide e com o Maguito em Aparecida para ficar somente nas três maiores cidades do estado. E tenho tido bom relacionamento com todos os prefeitos do estado.

Como foi o início da conversa para a inclusão da prefeitura de Goiânia na gestão da Saneago e renovação da concessão? 

Marconi: Eu tive um conversa com o prefeito de Goiânia a um tempo atrás e ele pediu para que a cidade participasse mais ativamente das decisões da saneago. Como Goiânia é o principal município da Saneago é claro que ele tem todo o direito. Nós decidimos que Goiânia vai ter participação no conselho de administração da empresa provavelmente no conselho fiscal da empresa. Enfim, tudo que poderá ser feito para dar maior transparência as ações da empresa e dar maior participação de Goiânia na empresa será feito.

O senhor acha que em quanto tempo essa negociação com a prefeitura sobre a participação na Saneago vai ser finalizada.

Marconi: Isso está sendo tratado entre o secretário (de finanças de Goiânia) Jeovalter Correia e o presidente da Saneago.

Qual o futuro politico para o PSDB em Anápolis? O Senhor tem conversado com o deputado Alexandre Baldy sobre a disputa.

Marconi: Eu brinco que time que não entra em campo não tem torcida. O PSDB tem que ter candidato ou candidata a prefeitura de Anápolis, agora eu percebo que a população de Anápolis quer saber quem é esse nome. É claro o nome do deputado Alexandre Baldy é o nome natural. Agora, tem que saber se ele vai querer e se vai entrar em campo para valer.

O objetivo do PSDB para 2016 é ampliar a bancada de vereadores em Goiânia.

Marconi: Nós já temos uma boa bancada aqui na camara e se nós pudermos ampliar melhor. Eu já tenho recomendado e recomendei ao Rafael Lousa para daqui ate o prazo final de filiação busque novos nomes para o partido.

A TVDG transmitiu o evento ao vivo, veja:

{youtube}yR7NRPTsDto{/youtube}

 


Leia mais sobre: Política