Cirurgiões dentistas e enfermeiros também poderão aderir ao programa que vai aumentar consultas e qualidade no atendimento
Entrou em vigor nesta segunda-feira, 02, a Lei de Incentivo Especial de Desempenho (IED), programa que vai estimular o desempenho de profissionais de saúde com bônus financeiro.
Uma das metas é aumentar para 90 mil o número de consultas no Teleconsulta e na Estratégia Saúde da Família.
Atualmente, são marcadas uma média de 50 mil consultas por mês.O decreto-lei foi assinado pelo prefeito Paulo Garcia na sexta-feira, 30, e faz parte do Programa Mais Trabalho, Mais Saúde, lançado no dia 10 de agosto para qualificar e ampliar os serviços de saúde em Goiânia.
Outra meta do IED é atingir 85% de resolutividade nos atendimentos, ou seja, resolver o problema de saúde do paciente na origem.
Hoje, a resolutividade em Goiânia está na casa dos 50% e o Ministério da Saúde preconiza 70%.As inscrições para adesão ao IED estão disponíveis para médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros e o incentivo pode chegar até R$ 1.980 a mais no salário mensal.
Na quinta, 05, o prefeito Paulo Garcia e o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, se reúnem com os profissionais para sensibilizá-los quanto a importância do aumento do quantitativo e qualitativo das consultas.
A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia é não restringir o programa a um resultado quantitativo, mas sim à qualidade.
“Queremos que o usuário tenha o problema resolvido e não fique perambulando de unidade em unidade”, explica o secretário de saúde, Fernando Machado.
O diretor de Atenção à Saúde, Sandro Rodrigues, explica que o pagamento por desempenho na área de saúde é uma prática mundialmente validada em países onde os sistemas de saúde são referência, como Espanha, Canadá e Holanda.
No Brasil, essa forma de incentivo já foi testada e aprovada nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.
(Com informações da Sec. de Saúde de Goiânia)
Leia mais sobre: Cidades