Um incêndio destruiu ao menos 18 mil hectares do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na região sul do Mato Grosso do Sul. O fogo começou na última sexta-feira (13) e ainda não foi controlado.
O parque possui uma área de 73.345 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná e abrange as cidades de Jateí, Naviraí e Taquarussu.
Policiais ambientais, guardas-parques e equipes do Corpo de Bombeiros das cidades de Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema trabalham no combate ao fogo. Nesta quarta (18), haverá um reforço com a chegada de bombeiros de Campo Grande.
O trabalho das equipes tem sido feito por terra, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul. Elas fazem a ação direta nas chamas com abafadores e bombas costais para evitar que o fogo avance em outras direções.
O difícil acesso e o vento forte têm dificultado o trabalho dos grupos no combate ao fogo.
Segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a área queimada é de várzeas e antigas pastagens localizada no município de Jateí, na parte norte do parque.
O fogo teria sido provocado pela queda de um raio e havia ao menos três anos que não era registrado um incêndio.
“Como este ano foi muito seco e teve geada, o material combustível era muito grande”, disse Reginaldo Oliveira, guarda-parque do Imasul.
Leia Mais:
- Com incêndio controlado, surge novo foco na Chapada dos Veadeiros
- Incêndios voltam a atingir Portugal e Espanha e deixam 36 mortos
- Número de mortes por incêndios na Califórnia chega a 35
Leia mais sobre: Brasil