Um incêndio atingiu o edifício-sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília, na manhã deste sábado (27). Cinco pessoas estavam no prédio e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Imagens divulgadas pela Tv Globo mostram um homem sendo foi resgatado pelo helicóptero dos Bombeiros para atendimento médico. A corporação aponta que o estado de saúde dele é estável e que os demais não sofreram ferimentos.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, divulgou nota lamentando o incêndio que atingiu o Conselho da Ordem.
“Lamentavelmente, um incidente nas obras de melhorias do Pleno iniciou um incêndio no prédio. Os bombeiros já entraram no local e estão percorrendo os andares. Ainda há muita fumaça, mas eles estão debelando os focos de incêndio”, informava a nota.
Segundo a OAB, o fogo teve início no 3º andar, mas a fumaça se espalhou pelo prédio, dando a impressão de que o incêndio ocorreu no último andar. O 3º andar, que abriga o Plenário da entidade, está passando por obras de melhorias.
SSP diz que solda causou fogo que subiu pelo duto de ar
Ao portal G1, o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, informou que o incêndio começou no subsolo, que passava por manutenção. “Os trabalhadores usavam uma solda e o fogo subiu pelo duto de ar, chegando ao 3º andar”.
Muita gente fez imagens das labaredas pelo lado externo do prédio, dando impressão de incêndio de grandes proporções.
O controle das chamas foi iniciado pela brigada de incêndio do Conselho Federal da OAB. Em seguida, o trabalho foi assumido pelo Corpo de Bombeiros. Uma perícia será realizada para apurar as causas do incêndio.
“O mais importante é a saúde e a segurança dos colaboradores e isso foi assegurado. Nenhum ferimento grave nem risco de morte”, declarou Simonetti.
OAB/DF se solidariza e oferece estrutura
A seccional da Ordem do Distrito Federal também se manifestou sobre o incêndio e afirmou que coloca a estrutura da OAB-DF à disposição do Conselho Federal da ordem. “Desejamos que tudo fique bem e que rapidamente nossa sede nacional esteja com suas instalações recuperadas e a serviço da advocacia”, informa a nota.
E completa informando que “a OAB/DF estará ao lado do CFOAB neste momento de reconstrução, colocando, desde já, à disposição da diretoria nacional a sua estrutura e a força da advocacia brasiliense para, unidos, vencermos esse desafio”.
Leia mais sobre: Distrito Federal / Incêndio / OAB Nacional / Brasil