Um incêndio foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima, a COP30, em Belém (PA). Ainda não há detalhes a respeito da origem do fogo, que foi controlado rapidamente, de acordo com o ministro do turismo, Celso Sabino.
De acordo com o G1, o incêndio começou pouco depois das 14h e controlado por volta das 14h30. Segundo o ministro, as chamas atingiram espaços na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países.
A energia elétrica foi cortada na área interna deste pavilhão e as pessoas que estavam no local foram retiradas por ordem da segurança. Em comunicado oficial, a organização do evento informou que o incêndio não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, disse.
Em entrevista para Andréia Sadi, da Rede Globo, o governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com a hipótese de falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand. A ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no local.
