O aterro sanitário de Bela Vista de Goiás pegou fogo e foi preciso uma ação conjunta do Corpo de Bombeiros da 25ª Companhia Independente de Bela Vista de Goiás, Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para controlar o incêndio que tomou grandes proporções.
O incêndio ocorreu entre a tarde de sexta-feira (8) e a manhã deste sábado (9), quando operações de rescaldo continuavam para evitar reignição nos pontos críticos.
Segundo os bombeiros, há indícios de que as chamas tenham iniciado em uma chácara vizinha, propagando-se rapidamente por uma área de vegetação densa. Apesar do aterro sanitário estar devidamente cercado e com medidas de prevenção e combate a incêndios em dia, o fogo acabou alcançando a área de acúmulo de resíduos que estava sendo manuseada para compactação.
As equipes trabalharam intensamente desde a tarde de sexta até o início da manhã de hoje [sábado], utilizando técnicas combinadas de revolvimento do material em chamas com maquinário pesado e molhamento contínuo com caminhões-pipa da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros” – CBMGO
Acima, vídeo dos bombeiros registra o combate!
O trabalho contou ainda com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, que auxiliou no confinamento das áreas queimadas e na prevenção de novos focos.
Polícia vai investigar
A ocorrência foi registrada na Polícia Civil, que acionou perícia técnica para investigar a origem do incêndio.
“O Corpo de Bombeiros reforça que o Estado de Goiás está sob período de restrição ao uso do fogo, conforme decreto governamental vigente, que se estende até o final de novembro”, alertam os bombeiros.
A corporação orienta a população a não queimar lixo nem acumular resíduos em quintais durante a estiagem, reduzindo o risco de incêndios e danos ambientais.
Diferencial do aterro controlado
De acordo com o Comando da 25ª CIBM, a rápida resposta só foi possível graças à estrutura e regularização do aterro sanitário. “Caso o aterro não estivesse regularizado, com infraestrutura adequada, dificilmente teríamos conseguido controlar o incêndio em tão pouco tempo”, destacou o Capitão Lucas Reis.
Leia mais sobre: Aterro Sanitário / Corpo de Bombeiros / Incêndio / Bela Vista de Goiás / Cidades / Meio Ambiente

