26 de novembro de 2024
Cidades

Inaugurado espaço para reinserção social de crianças e adolescentes

Foi inaugurado nesta terça-feira (22) o residencial Niso Prego no Setor Goiânia 2, região norte da capital. No espaço serão encaminhadas pelo juizado da infância e juventude, crianças de 0 a 12 anos que foram afastadas do convívio familiar.

O residencial tem dois espaços administrativos e três casas para acolher 60 crianças, sendo instaladas, no máximo, 20 por casa. Foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões na obra, numa parceria entre o Município e a empresa Tramontina.

“É uma casa que tem como finalidade acolher crianças vítimas de gravíssimas situações. É uma obra que demonstra a preocupação com o futuro da nossa sociedade. Acolher essas crianças que em algum momento tiveram que ser afastadas dos seus núcleos familiares é uma das obrigações precípuas do Estado e nós a realizamos com muita alegria”.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Maristela Alencar, o local é composto por três casas e dois espaços para administração.

A casa para crianças de 0 a 6 anos de idade de ambos os sexos tem quatro suítes, três banheiros sociais, cozinha, almoxarifado, sala de TV, brinquedoteca, sala de administração, e área externa. Já os ambientes para crianças de 6 a 12 anos que forem separadas por sexo conta com quatro quartos, dois banheiros, sala de TV/estar, cozinha, sala de coordenação, sala para educadores, sala para apoio escolar e área externa.

Segundo a secretária as crianças no local receberão a partir do dia 27 deste mês, acompanhamento psicológico. Maristela Alencar explicou que as crianças permanecerão no local de forma provisória: “O intuito do nosso trabalho é fazer com que essas crianças voltem para o seio das suas famílias e, se isso não for possível, que elas sejam encaminhadas para uma família substituta e sejam adotadas”, destacou.

Além da empresa Tramontina, outro colaborador foi o Ministério Público do Trabalho de Goiás destinou R$ 482,258 mil para aquisição de materiais de uso permanente e um veículo para garantir atendimento de qualidade às crianças.

Niso Prego

O centro de reinserção social leva o nome de Niso Prego. Formado em Direito, Niso foi professor de matemática durante muitos anos. Ele deu aulas no Lyceu, no Colégio Pedro Gomes, no Instituto Araguaia, no Instituto Betânia, no Ginásio Municipal de Goiânia, na Escola Técnica Federal. Foi orientador educacional. Em 1985, fez um estágio na União Soviética, na área de sindicalismo e educação. Ele era um intelectual refinado.

Niso foi presidente da Confederação de Professores do Brasil (CPB) e do Centro dos Professores de Goiás (CPG). Ele foi um dos fundadores das duas entidades. Foi vereador em Goiânia pelo PT, entre 1989-1992, atuando em defesa da educação.


Leia mais sobre: Cidades