05 de janeiro de 2025
Cidades

Inaugurada, Policlínica de Quirinópolis vai atender 28 municípios do sudoeste goiano

Caiado durante inauguração da Policlínica de Quirinópolis. (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)
Caiado durante inauguração da Policlínica de Quirinópolis. (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

Foi inaugurada nesta quarta-feira (30) a Policlínica da Região Sudoeste, em Quirinópolis. Esta é a terceira unidade do tipo e vai beneficiar 28 municípios da região, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas sejam beneficiadas.

A nova policlínica tem capacidade para 7,7 mil consultas mensais e atende em 21 especialidades médicas. Foram investidos R$ 13,28 milhões do Tesouro Estadual nas obras.

Do montante, R$ 3,4 milhões foram aplicados na compra de equipamentos. Entre eles, um tomógrafo 16 cortes e um mamógrafo. “O objetivo é trazer dignidade, respeito e cidadania. Vamos ofertar a todo Sudoeste goiano uma estrutura que dará ao cidadão a condição de fazer o que existe de melhor, com especialistas em cada uma das áreas”, disse o governador Ronaldo Caiado.

A estrutura construída no bairro Residencial Atenas, em Quirinópolis, conta com 26 consultórios, 16 salas para exames, posto de coleta do laboratório, farmácia, posto de enfermagem, central de esterilização de material, além de salas destinadas à administração e recepção.

Inicialmente, a unidade funcionará com médicos nas áreas de anestesiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, obstetrícia (pré-natal de alto risco), hematologia, nefrologia, ginecologia, mastologia, neurologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, medicina de família, pneumologia, reumatologia, urologia e proctologia.

O centro de especialidades tem capacidade de realizar pequenos procedimentos cirúrgicos e oftalmológicos. Também poderão ser feitos 1,4 mil exames de imagem ao mês e check-up de alta complexidade com procedimentos de colposcopia, endoscopia digestiva, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, espirometria, doppler vascular, teste ergométrico, biópsias gerais, patologia clínica, eletrocardiografia, holter, urodinâmica, radiologia simples, nasofibroscopia, ecocardiografia, mapa, emissões otoacústicas. E ainda: tonometria, teste ortóptico, campimetria, mapeamento de retina, biometria ultrassônica, teste do olhinho e fundo de olho.

A Policlínica de Quirinópolis tem um Centro Especializado em Odontologia (CEO) e serviço de hemodiálise a pacientes renais crônicos. Para quem depende da diálise e tem dificuldade de acesso à unidade, o local oferecerá transporte.

Outro serviço vinculado à policlínica, que passou a ser disponibilizado para a região Sudoeste, é a carreta de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, que percorrerá os municípios vizinhos para desenvolver ações de atenção à saúde da mulher. Com o sistema, é possível identificar esses males em pacientes na fase inicial.

A policlínica vai funcionar estritamente como ambulatório, ou seja, atenderá com horário marcado. Todos os pacientes devem passar, inicialmente, pelo posto de saúde mais próximo para marcar a consulta, o exame ou o tratamento médico. Se necessário, o paciente será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento. Os atendimentos serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. A unidade não funciona aos sábados, domingos e feriados. Como não é um hospital, não realizará internações.

Unidades semelhantes

A unidade de Quirinópolis soma-se a outras duas, já inauguradas e em funcionamento. Em março de 2020, foi entregue a Policlínica de Posse, no Nordeste goiano, que atende moradores de 31 municípios daquela região.

Em janeiro deste ano, foi a de Goianésia. A unidade abrange 60 cidades do Vale do São Patrício, com capacidade de receber 7 mil pacientes por mês.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque