Aumentou os juros e caiu a inadimplencia no Brasil
No mês de junho segundo dados divulgados pelo Banco Central, as taxas de juros tanto para empresas quanto para as famílias subiram. A taxa média de juros para as pessoas físicas subiu 0,3 ponto percentual para 24,3% ao ano. Para as empresas, a taxa subiu 0,5 ponto percentual para 14% ao ano.
Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, a alta dos juros ocorre devido ao aumento da taxa básica, a Selic. Quando há aumento da Selic, o custo de captação de recursos pelos bancos aumenta e pode haver repasse para os clientes.
No caso do crédito com recursos livres, o aumento na taxa para pessoas físicas chegou a 0,7 ponto percentual para 34,9% ao ano. As empresas pagaram taxa média de 19,3%, em junho, alta de 0,8 ponto percentual em relação a maio.
A taxa média de juros do crédito com recursos direcionados (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) ficou estável para pessoas físicas (6,7% ao ano) e subiu 0,4 ponto percentual para as empresas (7,4% ao ano).
Já a inadimplência, considerados os atrasos acima de 90 dias, do crédito de todo o sistema financeiro, caiu 0,2 ponto percentual para as empresas (2,1%) e 0,3 ponto percentual para as famílias (5%).
Leia mais sobre: Economia