Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que a importação de produtos de até U$ 50,00, cerca de R$ 240,00, subiu 11,4% este ano, em comparação com o mesmo período de 2022. No levantamento, foram analisados mais de 10 mil tipos de produtos.
No total, o resultado chegou a 3,3 bilhões, dos quais a maioria teve como origem a China, cuja importação de produtos subiu 38% neste período. Ao todo, 1,3 bilhões de unidades em sete meses.
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Atualmente, os produtos chineses representam quase 40% do total de importações brasileiras. De acordo com a pesquisa, o segundo país com mais importações é o Paraguai, com 296 milhões de itens vendidos, número correspondente a 8,9%.
Conforme a CNC, a explicação para o aumento das importações de produtos chineses foi a valorização do real ante ao dólar. Além disso, a alta carga tributária doméstica estimulou a compra internacional.
De acordo com o economista responsável pelo estudo, Fabio Bentes, a carga de impostos no Brasil contribuiu para a alta. “A diferença na carga de impostos sobre o consumo no Brasil e no exterior foi um fator crucial para o aumento das importações de bens de consumo”, explica.
Com informações da Agência Brasil