05 de dezembro de 2025
PESQUISA • atualizado em 11/07/2025 às 09:28

Implantação da direita livre aprovada por 71,16% dos goianienses na pesquisa do Diário de Goiás 

A medida foi implementada pela gestão do prefeito Sandro Mabel como alternativa para aumentar a fluidez no trânsito de Goiânia 

Uma das novidades da administração de Sandro Mabel na Prefeitura de Goiânia, a permissão do trânsito à direita livre em vários cruzamentos da cidade recebeu aprovação de 71,16% dos goianienses. A sondagem ouviu 618 opiniões, por telefone. A secretaria de Engenharia de Trânsito começou a implantação no início da gestão.

Na pesquisa, 11,64% responderam que desaprovam a medida, e outros 17,10% afirmaram que “tanto faz”. A pesquisa foi realizada no dia 2 de julho e possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento faz parte de um novo projeto do Diário de Goiás para coletar a opinião da população sobre temas importantes da atualidade.

Alternativa para desafogar o trânsito 

A iniciativa começou a ser adotada nos principais cruzamentos da cidade em janeiro deste ano, com objetivo de aumentar a fluidez no trânsito de Goiânia.Seis meses após as primeiras modificações, a cidade já conta com 72 pontos de conversão à direta livres permitidos. De acordo com o prefeito, o plano é liberar cerca de 180 pontos estratégicos da cidade, com capacidade para chegar a 350, conforme estudos da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET). 

O objetivo da implantação da direita livre em cruzamentos com semáforo no vermelho é dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito. Além disso, os estudos técnicos da SET apontam também a redução do tempo de viagem, diminuição do consumo de combustível e emissões de poluentes, menos congestionamentos locais e a melhoria na circulação de ônibus e transporte público.

“A direita livre ajuda na diminuição de filas e do tempo de deslocamento, melhora a eficiência dos cruzamentos e reduz o consumo de combustível. Isso também tem reflexo ambiental, pois contribui para a redução da poluição do ar da cidade”, salientou o diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Luís Tiago Santos.

A proposta era defendida por Mabel desde a campanha eleitoral como parte da solução para a mobilidade urbana na capital. “O trânsito não pode travar nos locais onde há a possibilidade de fluir”, defendeu o prefeito. “A cidade vai andar e o que é muito importante, nós vamos orientar o motorista para que ele possa respeitar o pedestre. Para nós, o mais importante é o pedestre, a direita está livre, mas o pedestre tem a preferência”, defendeu o prefeito ao destacar que foram feitos estudos de planejamento e ações educativas para orientar os motoristas e pedestres. 

A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), previstas na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante do sinal vermelho do semáforo. 


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